Uma grande inovação dos 25 anos do Rally Cerapió é a maior agilidade no sistema de cronometragem e apuração da prova. A festa é do Cerapió, mas o presente quem ganha são especialmente as estrelas do evento, os competidores. É que a empresa responsável pela apuração do rally, a Totem, implantou mudanças que trouxeram muito mais agilidade na divulgação dos resultados finais de cada dia de prova. A performance pessoal do competidor este ano está sendo entregue alguns segundos após a entrega do GPS; na prática, isso reflete na sua satisfação.

         O funcionamento é simples, se o competidor solicita um pedido de revisão após analisar sua performance, isso é feito logo depois de sua chegada da etapa, assim na hora do briefing o resultado está oficializado. Os frutos aparecem, tanto que após dois dias de prova nenhum recurso foi apresentado e o resultado oficial está disponível mais cedo que nas edições anteriores. Até 2011, as performances pessoais eram entregues somente antes do briefing técnico, em média três horas depois da chegada do competidor.

        O fundador e diretor de engenharia da Totem, Alexandre Chiarello Bortot, disse que desde a fundação da empresa, em 1997, “existia um objetivo profissional e um sonho pessoal muito claro: criar um sistema de cronometragem com resultado imediato. Foram 15 anos de trabalho e tentativas com vários tipos de tecnologia, com vários modelos de solução. Hoje podemos dizer que este sonho foi atingido. As provas acontecem sem nenhum  PC (Posto de Cronometragem) no meio da trilha e o competidor recebe seu resultado instantes depois de sua chegada. A logística para o organizador fica simplificada e para o competidor marca o fim de uma expectativa indesejável pela espera do resultado”, resumiu.

        Outra novidade neste Cerapió é a implantação do Programa Totem SMS, inédito também em provas pelo país. O sistema de envio de SMS personalizado tem várias vantagens, a primeira é divulgar resultados simplificados para o staff da prova, por meio do qual todos acompanham, via celular, o desenrolar de cada dia de competição, mesmo sem estar logado no site da prova ou precisar estar presente aos briefings. A outra função é que da base da Totem é enviado SMS personalizado com o resultado e a pontuação para cada competidor. A outra função é divulgar o resultado de cada competidor, que recebe um SMS personalizado em seu celular com sua colocação e pontuação de cada dia. Estes dados são extraídos diretamente do sistema de cronometragem.

“A Totem é uma empresa 100% envolvida com o mundo Off-road e esteve presente em 457 provas pelo Brasil durante o ano de 2011. “Os 25 anos do Cerapió são fruto de empenho, profissionalismo, competência, mas certamente o principal de tudo isso é a paixão das pessoas envolvidas com o off-road. Tenho certeza que o Cordão e sua equipe têm mais paixão do que razão”, destacou Alexandre.

RESUMO DA HISTÓRIA DAS APURAÇÕES – A Totem é a empresa de apuração e cronometragem do Cerapió/Piocerá desde 2009. Foi exatamente nesse ano que a empresa realizou o primeiro rally de regularidade no Brasil com o sistema de cronometragem baseado em GPS, no qual cada competidor leva consigo um GPS Data logger (caixinha preta que grava em sua memória a posição geográfica de cada competidor a cada segundo). Uma das vantagens é que foram eliminados os fiscais de prova e as máquinas coletoras manuais, agora não mais que peças de museu; a outra é que eliminou erros humanos no ato da passagem dos competidores nos postos. O número de PCs por dia era da ordem de 20 e com o GPS são da ordem de 150. “Com o sistema por GPS até pequenos erros do competidor geram penalizações; dessa forma, a gente está medindo a performance do competidor  com muito mais precisão e justiça”, disse Alexandre Bortot.

Para conhecer um pouco mais sobre a empresa, acesse www.totemonline.com.br

 

Por Márcia Cristina
Jornalista e Ass. Imprensa Rally Cerapió

Notícias mais recentes

26/05/2020
Rally Piocerá lança 34ª edição para 2021 entre Piauí e Ceará
22/05/2020
É hoje o lançamento oficial da 34ª edição do Rally Piocerá.
01/02/2020
Confira quem são os campeões nos carros, quadriciclos e UTVs do Rally Cerapió 2020
01/02/2020
Rally Cerapió define campeões das motos na 33ª edição da competição
01/02/2020
Conheça os campeões da prova de bikes do Rally Cerapió 2020