O tradicional Rally Piocerá fechou com sucesso de participação de competidores de todo Brasil e ainda de três países, Chile, Itália e Suíça. O evento abriu a temporada de 2013 com três campeonatos brasileiros, entre eles o cross country de regularidade para os carros 4x4 nas categorias Graduado Especial, Graduado e Turismo. O evento teve quatro dias de competição e 1.100 km de percurso, entre Teresina, no Piauí e Fortaleza, Ceará. Participaram 50 carros 4x4 e cinco UTVs. Ao todo foram mais de 500 competidores em todas as modalidades, batendo um recorde em relação às últimas edições. O Piocerá aconteceu entre os dias 20 e 25 de janeiro.

A dupla maranhense que encarou pela primeira vez uma prova nos UTVs Marcos Pinheiro Regadas Filho e Andrews Vidal levou o título de campeão na categoria única desses utilitários, meio quadriciclo, meio carro 4x4 tradicional. “Estou muito satisfeito pelo que fizemos nessa edição. Nossa estreia no rali prova que essa categoria tende a crescer muito mais”, concluiu. A dupla acreditava na vitória: “Treinamos muito e viemos confiantes. Fizemos um bom trabalho e aqui estamos sendo coroados por isso. A estreia foi perfeita. Estamos felizes”, frisou o piloto Marcos Filho. Nacolocação ficou a dupla Leônidas Escobar/Peter Ferreira, do Piauí. E no 3° lugar João Felipe Miranda Demito e Marcos Saraiva Rodrigues. No 1° e 3° lugar deu Maranhão.

O navegador Peter Ferreira, que participa do Piocerá desde a 2ª edição, tendo vários títulos nos carros, motos e quadriciclos, disse que estava feliz por mais um troféu conquistado em tantas edições. “Maravilhoso estar no pódio e principalmente nessa modalidade nova, a qual fizemos tantos testes e adaptações no carro, que é um veículo aberto e que temíamos que a água, lama e o sol atrapalhasse nosso desempenho. Mas o carro se saiu bem e estamos satisfeitos”, disse.

Na categoria carro 4x4 graduado especial, os dois primeiros lugares foram para o Estado de Minas Gerais. O troféu de campeão ficou com a dupla Bráulio Ferreira da Silva e Breno de Almeida Rezende, de Juiz de fora. O segundo lugar ficou com Pedro Agrelle e Rodrigo Peternelli, também de Juiz de Fora, enquanto que o terceiro e quarto lugares ficaram com as duplas de Fortaleza  José Augusto Neto/ Paulo Alcântara e os irmãos José Rufino Neto/Glauco Holanda Júnior, respectivamente. José Augusto e Paulo Alcântara não conseguiram o bicampeonato, que foram os campeões na mesma categoria do Cerapió de 2012.

  nos carros 4x4 graduados, os campeões foram novamente uma dupla de Juiz de fora Marcelo Jucá e Bruno Calixto.  E do segundo ao quinto lugar deu Ceará no pódio, com Rodrigo Caio e Paulo França em 2º lugar, e Marcus Venícius Rocha Silva e Vinicius Sousa Silva em 3º; Francisco Moreira Júnior e André Reis Lima em 4º e José Aristóteles Fiúza Filho e o navegador José Aristóteles Fiúza Neto nacolocação.

A dupla vencedora comemorou bastante a vitória: “ Participamos do rally três anos e fomos um 3° lugar. Tínhamos sede da vitória e com empenho, treinos e muita determinação alcançamos a tão desejada conquista. Parabéns ao Cordão e a todos que fazem o Piocerá. Essa é uma grande prova. Estamos felizes”, frisou Jucá.

 Na categoria turismo, hegemonia dos cearenses de Fortaleza. As colocações foram: Onofre Campos da Silva e Rodrigo Aguiar Pinheiro ficaram com o troféu de campeão e Ivano Queiroz Torres e Cristiano Dylan Holanda com o troféu de vice.

 Para o diretor de prova dos carros, baiano Zé do Rádio, a sensação é de dever cumprido. “Todas as trilhas foram elogiadas e exigiram ao máximo dos competidores. Esse ano as disputas foram bastante acirradas e com gratas surpresas. Já os UTVs mostraram para o que vieram, e com certeza terão vida longa no rally”, ressaltou o diretor. Pensamento compartilhado também pelo diretor geral e idealizador do evento, Ehrlich Cordão. “Acho que esse Piocerá foi marcante e fundamental para o crescimento ainda mais da modalidade dos 4x4, tanto dos carros já tradicionais, quanto da inserção dos UTV. O Piocerá ter aberto o Brasileiro Cross Country de Rally de Regularidade da CBA também foi importante para o crescimento do off-road nessas modalidades”, acrescentou.

 

CAMPEÕES CATEGORIA 4X4

GRADUADO ESPECIAL

1° Braulio Ferreira da Silva/Breno de Almeida Resende  (MG)

2°Pedro Agrelle/Rodrigo Peternelli (MG)

3° José Augusto Sá Neto/Paulo Alcantara (CE)

4° Jose Rufino da Silva Neto/Glauco Holanda Jr. (CE)

5° Maycon Gomes Soares/Daniel Rocha Rodrigues (PI)

GRADUADO

1° Marcelo Juca/Bruno Calixto (MG)

2° Rodrigo Caio/Paulo Franca (CE)

3° Marcus Venicius Rocha Silva/Vinicius Sousa Silva (CE)

4° Francisco Moreira Jr./André Reis Lima (CE)

5° José Aristóteles Fiuza Filho/José Aristóteles Fiuza Neto (CE)

TURISMO

1° Onofre Campos da Silva Farias/Rodrigo Aguiar Pinheiro (CE)

2° Ivano Queiroz Torres/Cristiano Dylan Gomes Holanda (CE)

3° Sabino Albuquerque Jr. /Lauro Barini Jr. (CE)

4° Leoncio do Rego Monteiro/Marcel Julian Arruda e Silva (PI)

5° Marcos José dos Santos/Kyssieh Robert de Oliveira (CE)

EXPEDIÇÃO

1° Stanley Moore de Carvalho (PI)

2° Evanio da Silva Magalhães (Pi)

3° Jose Ulisses Mesquita de Sá (PI)

4° Raphael Rebelo (PI)

CAMPEÕES UTV

1° Marcos Pinheiro Regadas Filho/Andrews  Gustavo Vidal (MA)

2° Leonidas Escobar/Peter Ferreira (PI)

3° João Felipe Miranda Demito/Marcos Saraiva Rodrigues (TO)

4° Elias Esteves Ferreira/Antônio Carlos (GO)

5° Anderson Gorgen/Hudson Oliveira (MA)

Notícias mais recentes

01/02/2020
Confira quem são os campeões nos carros, quadriciclos e UTVs do Rally Cerapió 2020
01/02/2020
Rally Cerapió define campeões das motos na 33ª edição da competição
01/02/2020
Conheça os campeões da prova de bikes do Rally Cerapió 2020
30/01/2020
Atletas vencem cansaço no terceiro da prova de bikes do Cerapió 2020
30/01/2020
Equilíbrio marca disputas dos UTVs, quadriciclos e carros no Rally Cerapió 2020