Hoje foi um dia atípico para os moradores do povoado Brejo, localidade do município de Altos, que tiveram uma atenção especial do projeto “De Olho na Trilha” realizado pelo rali Piocerá em sua 26ª edição. Atualmente cerca de 130 famílias moram na localidade que guarda características peculiares da roça. Por aqui a maioria das pessoas nunca foi ao oculista, por exemplo, e foi pensando em atender às necessidades dessas pessoas que uma equipe formada por médico e atendentes, patrocinados pela ótima Jockey, se deslocaram de Teresina ao povoado para realizarem consultas e exames de oftalmologia.

De acordo com o médico especialista, Dr. Caio Jansen depois do processo de triagem, os homens, mulheres e crianças da comunidade Brejo passaram pelo exame de fundo de olho e glaucoma que diagnostica problemas na retina e doenças escondidas e que muitas vezes causam sérios dados ao indivíduo. Ainda segundo Dr. Caio dos pacientes consultados na comunidade a grande maioria nunca havia feito uma consulta ou exame de olho. É o caso de Irene Alves, de 33 anos, que nasceu e se criou no povoado Brejo. Pela primeira vez ela e a filha Irinilda, de 12 anos, são consultadas por um oculista: “Para quem não tem a oportunidade de ir até a cidade pra se consultar, fazer isso perto de casa e de graça é muito bom”, disse Irene.

Outro problema comum encontrado entre as crianças do povoado são déficits de atenção ocasionados por problemas de visão. Durante todo o dia uma média de 100 pessoas foram atendidas pelo projeto que 2 anos faz parte da programação oficial do maior rali de regularidade das Américas. Ao final dos atendimentos os casos mais complexos diagnosticados nos pacientes do povoado foram encaminhados ao Hospital de Urgência de Teresina e os de média complexidade ao Hospital Getúlio Vargas, ambos da rede pública de saúde do Piauí. Próximo mês a equipe da ótica Jockey voltará ao povoado que fica a cerca de 30 km de Teresina para fazer a entrega dos óculos de graus confeccionados sob medida para os pacientes. É o esporte aliado ao social ajudando a melhor a vida dos mais carentes.

 

Aldeia Com.

Notícias mais recentes

01/02/2020
Confira quem são os campeões nos carros, quadriciclos e UTVs do Rally Cerapió 2020
01/02/2020
Rally Cerapió define campeões das motos na 33ª edição da competição
01/02/2020
Conheça os campeões da prova de bikes do Rally Cerapió 2020
30/01/2020
Atletas vencem cansaço no terceiro da prova de bikes do Cerapió 2020
30/01/2020
Equilíbrio marca disputas dos UTVs, quadriciclos e carros no Rally Cerapió 2020