A cada ano, o roteiro do Rally Cerapió/Piocerá é também rota das ações sociais que fazem parte do evento. Há seis anos, a iniciativa de distribuição de livros em comunidades carentes e incentivo à leitura integra as atividades da tradicional competição off-road do país, que é muito mais que um rali.

Em 2020, o projeto Bibliotecarro, realizado em parceria com a ADI Produções, foi uma das novidades. Entre as ações, o ginásio Carneirão, no município de Pentecoste (CE) foi a sede do encontro para a distribuição dos livros para as crianças que fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), da localidade de Serrota, por meio do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS Rural José Valdir Aguiar.

“Realizamos uma dinâmica lúdica, com contação de história e motivação de leitura. Explicamos o que é um rali e porque o Rally Cerapió é muito além de um rali”, conta Adriana Araújo, idealizadora do projeto.

Do Ceará ao Piauí, Adriana e sua equipe passaram pelo Povoado de Caiçara (CE), fazendas e áreas rurais de Irauçuba (CE), Reriutaba (CE), entre outras localidades.

Na comunidade da Taboca do Pau Ferrado, em Teresina (PI), Danyelle Barbosa, autora do livro “Mediação Pais e Filhos”, falou da saúde nas relações familiares para as pessoas que aguardavam as consultas do projeto “De Olho na Trilha”, que realizou consultas oftalmológicas na região. A ação contou também com algumas dinâmicas, contação de histórias, distribuição de livros e autógrafos.

Outra atividade realizada foi a palestra do médico Dr. Benjamim Pessoa Vale. O neurocirurgião e autor dos livros “Alma Sertaneja” e “Retratos Inconclusos” falou sobre educação e prevenção na comunidade de São Felipe, na região de União (PI).

Por fim, para encerrar as ações, uma biblioteca foi instalada na APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Teresina (PI).

O Rally Cerapió 2020 tem patrocínio do Governo do Piauí - Setur e do Governo do Ceará - Setur, Consórcio Honda, Prefeitura de Teresina e Minstério do Turismo. O apoio é da Prefeitura de Fortaleza - Setfor, Reron, Audax, Caixa Econômica Federal, com parceria do Teresina Shopping, Marko Informática, Cetseg. Colaboração das Prefeituras de Pentecoste (CE), Itapajé (CE), Sobral (CE), Groaíras (CE), Carnaubal (CE), Domingos Mourão (PI), Pedro II (PI), Campo Maior (PI) e União (PI). A organização é da Radical Produções.

 

Notícias mais recentes

01/02/2020
Confira quem são os campeões nos carros, quadriciclos e UTVs do Rally Cerapió 2020
01/02/2020
Rally Cerapió define campeões das motos na 33ª edição da competição
01/02/2020
Conheça os campeões da prova de bikes do Rally Cerapió 2020
30/01/2020
Atletas vencem cansaço no terceiro da prova de bikes do Cerapió 2020
30/01/2020
Equilíbrio marca disputas dos UTVs, quadriciclos e carros no Rally Cerapió 2020