Mais uma vez, o projeto Rallyteca, parceria da Radical Produções com o Instituto Cultural Saber e Ler, ADI Produções, Maria Branca Produções Cultural e Artística, fez a diferença no Rally Cerapió/Piocerá. Durante a 31ª edição da tradicional prova off-road de regularidade, membros da organização visitaram famílias e identificaram pessoas potencialmente capazes de receber as doações dos livros visando à multiplicação do incentivo à leitura e o acesso ao livro. Neste ano foram entregues 10.000 exemplares, o que já somam 40.000 em quatro anos de atividades.

No povoado Volta do Córrego e Salgado, a líder comunitária Maria José recebeu os livros em sua casa, onde funciona a Associação dos Agricultores. Já em Riachão, município de Miraíma, no Ceará, foi a vez da Cristiana ser contemplada.

Em Barra Grande, no Piauí, a instrutora de kitesurf Camila Veras recebeu a doação de um ponto de leitura com diversos títulos, inclusive sobre a preservação do meio ambiente. 

Na comunidade Deserto, a ação social aconteceu junto às famílias e escola. “O legal desse lugar foi que realizamos tudo embaixo de uma árvore, o oiti”, conta Adriana Araújo, idealizadora do projeto Rallyteca. “Conversamos sobre a importância da leitura e das crianças frequentarem a escola. Entregamos cadernos customizados com mensagens dos alunos do Colégio Imaculada de Campinas (SP), viabilizados através do projeto Maria Branca que tem a coordenação da autora Magda Krauss, com a ajuda de um professor que dá aula para uma turma multidisciplinar com alunos de oito anos. Foi um dia muito especial”, completa.

Na visita à comunidade Zundão, próxima ao município de Altos (PI), o Padre Honório cedeu uma casa para montar a primeira biblioteca do Rallyteca. “Voltarei lá muito em breve para acertarmos os detalhes e marcar a data da inauguração”, diz Adriana. “Será uma ação conjunta, na qual o pároco se comprometeu a terminar o reboco. As pessoas da comunidade também vão ajudar, pintando e desenhando na casa, que muito em breve será a primeira biblioteca fundada pelo projeto, que já ajuda outras bibliotecas com doação de livros para os acervos”, destaca.

Adriana informa também que a equipe do Rallyteca sempre acompanha os trabalhos dos "Pontos de Leitura instalados". “Sempre conversamos com as pessoas que ficam responsáveis em cada lugar e ajudamos com ideias novas e novos materiais”, explica.

O projeto também distribuiu livros nas trilhas durante os quatro dias de provas nas comunidades Carapebas, Luis Correia, Mixiriquera, Cajueiro da Praia, Barrinha, Carapebas, Timbaúba, Estrela, Morro Branco, Fazenda Velha e Barrinha.

Bibliotecas e Escolas

Este ano, o Rallyteca também fez entregas para duas bibliotecas que estão sendo construídas pelo Rotary Club de Fátima: uma na comunidade Santo Antônio e outra na comunidade São José, ambas no Piauí. “Na semana seguinte ao rali continuamos a ação social realizando rodadas de conversas e entregas de mais livros", ressalta Adriana.

Com doação de literaturas direcionadas para diversas faixas etárias, um evento contou com as presenças das companheiras do Rotary Club Teresina Fátima e intercambistas dos Estados Unidos, Bélgica, México e Índia, que participaram da ação para verem e sentirem de perto o que é o Rallyteca.

Entregas continuam

A maior parte dos livros do Rallyteca são entregues durante o Rally Cerapió/Piocerá. Porém, neste ano, o projeto também estará presente na Escola Municipal João Porfirio de Lima Cordão e na Fundação Mandacaru, que atua com capacitação de professores no estado do Piauí; no Ceir de Teresina (Associação Reabilitar), Projeto Beija Flor e, por fim, na Unidade Escolar Cocal dos Alves.

O projeto Rallyteca tem o apoio das editoras Saber e Ler, FTD, Vergara, Ciranda Cultural, Panini, Global, Roda &Cia, Editora do Brasil e Cortez Editora, além das empresas Fazenda JM, Olik, Café Santa Teresa, Getec Hospitalar, Teresina Shopping, Colégio Farropilha, Instituto Educacional Imaculada, Livraria Saber e Ler

O Rally Cerapió 2018 tem patrocínio da Caixa Econômica Federal/Gov. Do Brasil, Petrobras, Consórcio Honda e SETUR/Gov. do Piauí. O evento conta também com apoio da Audax, SEMDEC/Prefeitura de Teresina e Teresina Shopping. Além de colaboração dos Hotéis Arrey e Prefeituras de Trairi, Itapipoca, Sobral, Cajueiro da Praia, Parnaíba e Piripiri. Os parceiros são Sebrae, Ótica Jockey, ADI Produções, Instituto Cultural Saber e Ler, Maria Branca Produções Artística e Cultural. A realização é da Radical Produções.

 

Notícias mais recentes

12/06/2018
As inscrições para o Piocerá 2019 já estão abertas!
10/05/2018
Rally Piocerá/Cerapió fatura Prêmio Guidão de Ouro
28/01/2018
Rally Cerapió 2018 termina com vários campeões nos Carros 4x4, Quadris e UTVs
28/01/2018
Com um dos roteiros mais difíceis, Rally Cerapió define campeões nas Motos de 2018
27/01/2018
Campeões da prova de Bikes do Cerapió 2018 são conhecidos em festa; veja a classificação