O diretor de prova de bike, Zenardo Maia, apresentou agora a pouco o briefing para os atletas do primeiro dia de competição. Para amanhã, 22, serão 100 Km de percurso com saída às 8h, na ponte Estaiada e deslocamento de 12 Km até o início da trilha onde será dada a largada oficial. Ele chamou atenção para o cumprimento do regulamento por parte dos competidores e ainda que as regras são de rally. Aliás, o Piocerá é o único rally do mundo que aceita as bikes como veículos de competição.

O tempo máximo de prova está estimado em cinco horas. Durante o percurso, serão 101 pontos de controle – PCs que hoje são cronometrados eletronicamente. O trecho especial (cronometrado) fica em torno de 81 Km e mais 18 Km de deslocamento, seguindo até a cidade de Campo Maior (PI). A trilha está toda sinalizada e segue as normas de segurança. “Os atletas têm que circular no espaço destinado a eles que são ciclovias e acostamentos”, disse Zenardo Maia.

Os trechos de asfalto serão de 30 Km e os de trilha de terra 70 Km. O diferencial da prova de bike é de que no mesmo dia os atletas, juntamente com sua equipe de apoio, se deslocam até Ubajara (CE) e não têm prova em Pedro II. O biker Francisco Ronaldo, da equipe Fortal Bike, de Fortaleza, cinco anos compete no evento e se preparou para ter uma boa posição este ano. “Treino pelo menos 100 Km por dia”, disse.

A primeira etapa da prova de hoje começa com um trecho onde a trilha tem um tipo de solo  firme  e sem trechos de areia. No segundo trecho da prova, entre Altos e Campo Maior, a trilha fica mais técnica exigindo do atleta mais atenção na navegação e habilidade em trilhas mais acidentadas. O grande momento do dia será, sem dúvida, a passagem pelo  “Vale dos Dinossauros”, região próxima de Campo Maior que vai exigir mais dos atletas por ser uma região inóspita e de muita navegação. A distância da etapa aliada ao sol forte  faz desse dia uma etapa dura, sendo a mais quente de todas. Ao terminar a etapa, os atletas e suas equipes seguem em deslocamento por 230 Km até a cidade de pernoite em Ubajara/CE. Na mesma noite em Ubajara acontecerá o briefing para a 2ª etapa.

Cíntia Lucas

Aldeia Com.    

Notícias mais recentes

26/05/2020
Rally Piocerá lança 34ª edição para 2021 entre Piauí e Ceará
22/05/2020
É hoje o lançamento oficial da 34ª edição do Rally Piocerá.
01/02/2020
Confira quem são os campeões nos carros, quadriciclos e UTVs do Rally Cerapió 2020
01/02/2020
Rally Cerapió define campeões das motos na 33ª edição da competição
01/02/2020
Conheça os campeões da prova de bikes do Rally Cerapió 2020