Agora é pra valer. Quem chegou, está com seu lugar garantido na 24ª edição do Piocerá. Estamos com um pé na largada oficial do enduro-rally que acontecerá logo mais às 20 horas desta segunda-feira (24.01). Na categoria carros 4x4 regularidade, segundo levantamento da Totem, equipe responsável pelas inscrições e apuração dos resultados da prova, estão inscritos 41 carros, divididos em 14 equipes na categoria graduado, 4 em expedição e 12 em turismo.

Serão percorridos pelas equipes de carro 1083 Km divididos da seguinte forma: dia 25/01partida de Teresina (Pi) ao município de Barreirinhas(Ma)- 366 Km, 26/01– Barreirinhas(Ma) a Parnaíba(Pi) -252 Km, 27/01 – Parnaíba(PI) a Ubajara(Ce) -216 Km e 28/01 – Ubajara(Ce) a Jijoca de Jericoacoara(Ce) -249 Km. Serão cinco dias intensos de prova nos mais variados tipos de terreno. Para quem corre na categoria carro 4x4 alguns detalhes fazem toda a diferença para se obter um resultado positivo ao longo do rally. Um deles é com relação à calibragem dos pneus que deve girar entre 18 e 23 libras.

Segundo o Diretor de Provas de Carros, Zé do Rádio, a prova está muito bem elaborada, com um roteiro sensacional: “Os competidores terão uma prazer enorme em participar da prova. Pensamos em alguns detalhes que fazem a diferença no percurso, como por exemplo, umas pegadinhas inteligentes que irão requerer uma concentração toda especial dos navegadores”, completou.

Já nas motos são 151 competidores, divididos em oito categorias. Pilotos de vários estados do país participando da maior prova de Enduro de Regularidade da America Latina e que vale pelas 1ª e 2ª etapas do Campeonato Brasileiro de Regularidade para Motos.

A grande novidade deste ano é a categoria dupla, que vai proporcionar aos novatos uma maior segurança na prova que é cheia de laços.

As motos percorrerão 1130 km saindo terça-feira no dia 25 às 6h da manhã e chegando em Jericoacoara no dia 28, sexta-feira.

Serão quatro dias de pura adrenalina, onde os pilotos passarão pelos mais diversos terrenos desde areia, estradas vicinais e trilhas emocionantes.

Muitos novatos estão na expectativa de passar pelos Lençóis Maranhenses, um dos mais belos cartões postais do Brasil.

Mas a rota das emoções conta ainda com o Delta de Parnaíba, único a desembocar em mar aberto, na America e Jericoacoara que tem o mais lindo por do sol do nordeste.

Então embarque conosco nessa aventura alucinante, o Piocerá 2011.  

Retranca:

Equipe médica de plantão para vistorias

Tudo vistoriado, inclusive a saúde dos competidores. Antes da largada para o Piocerá 2011, todos os pilotos de carro, moto, bikes e quadriciclos passam por uma minuciosa revisão na saúde. Isso porque a competição exige dos esportistas muito esforço físico e mental. 

No diagnóstico apresentado aos competidores, que é preenchido e depois guardado junto à equipe médica da prova, são colhidas informações que investigam a condição física do participante, com perguntas sobre históricos de doenças, medicamentos que estão sendo ou não usados, alergias, cirurgias e coisas do tipo.

Caso seja detectado algum problema com o competidor, este é encaminhado diretamente a um dos médicos presentes no briefing. Vale lembrar que a vistoria médica realizada no Jockey Club é apenas uma confirmação das condições físicas de quem participa da prova mais organizada do nordeste. É de praxe dos competidores fazer, regularmente, acompanhamento médico, afinal eles vivem superando seus limites.

Ângela Bispo e Izabel Lins  – Aldeia.Com

Notícias mais recentes

26/05/2020
Rally Piocerá lança 34ª edição para 2021 entre Piauí e Ceará
22/05/2020
É hoje o lançamento oficial da 34ª edição do Rally Piocerá.
01/02/2020
Confira quem são os campeões nos carros, quadriciclos e UTVs do Rally Cerapió 2020
01/02/2020
Rally Cerapió define campeões das motos na 33ª edição da competição
01/02/2020
Conheça os campeões da prova de bikes do Rally Cerapió 2020