O currículo de títulos do cearense Rogério Almeida é imenso. Natural de Russas e morador de Fortaleza, o piloto da Equipinico vai aproveitar o Rally Cerapió 2020 para comemorar 30 anos de participação em competições off-road. O desafio para ele na 33ª edição da tradicional prova de regularidade será na categoria Moto Rally [motos que seguem o percurso dos carros, quadriciclos e UTVs]. O evento começa a partir de segunda-feira (27/01), com a largada promocional, na capital do Ceará. Depois, segue para Sobral (CE), Pedro (II) até chegar em Teresina (PI), local da chegada no dia 31 deste  mês.

Muita gente conhece o “Rogerinho” das quatro rodas como navegador tricampeão do Rally dos Sertões e também do próprio Rally Cerapió/Piocerá; campeão brasileiro de Rally Cross Country, com diversos títulos cearenses e com participação no Campeonato Mundial de Rally Cross Country. Atualmente, ele também integra a organização e direção de prova de diversas competições.

Mas a sua história teve início com as motos. “A paixão começou quando eu tinha 10 anos. Participei de provas de motovelocidade, motocross, enduro de regularidade, rally de velocidade e cross-country. Minha estreia no off-road foi no Rally Cerapió de 1990”, conta. A foto daquele ano de Rogerinho ilustrou o cartaz promocional do Rally Cerapió de 1992. “Foi a primeira vez que a prova foi válida pelo campeonato brasileiro. Andei na categoria Master e venci a competição. No último dia, percorremos 17 horas, largando à meia-noite de Parnaíba (PI) até chegar às cinco da tarde em Teresina (PI)”, lembra.

Cerca de 30 anos depois, muita coisa mudou. “A tecnologia transformou muito o rali nos útimos tempos. Comecei a navegar no enduro de regularidade fazendo conta de cabeça, depois passei pelas maquininhas de calcular e navegadores. As planilhas eram no formato A5, parecia uma tábua de carne. Depois evoluiu para as de papel e agora estamos no road book digital”, explica.

Sobre a participação no Rally Cerapió 2020, Rogerinho ressalta que o objetivo é comemorar. “Estou indo para curtir, rever os amigos e celebrar essa data importante dos meus 30 anos no rali. Nada melhor que o Cerapió para isso. que é realizado na minha casa, no Nordeste”, finaliza.

O Rally Cerapió 2020 tem patrocínio do Governo do Piauí - Setur e do Governo do Ceará - Setur, Consórcio Honda, Prefeitura de Teresina e Minstério do Turismo. O apoio é da Prefeitura de Fortaleza - Setfor, Reron, Audax, Caixa Econômica Federal, com parceria do Teresina Shopping, Marko Informática, Cetseg. Colaboração das Prefeituras de Pentecoste (CE), Itapajé (CE), Sobral (CE), Groaíras (CE), Carnaubal (CE), Domingos Mourão (PI), Pedro II (PI), Campo Maior (PI) e União (PI). A organização é da Radical Produções.

Notícias mais recentes

11/10/2020
Começa o levantamento do percurso das Bikes para o Rally Piocerá 2021
02/10/2020
Organização do Rally Piocerá realiza visita técnica nas cidades da edição 2021
11/08/2020
Lives do Rally Piocerá/Cerapió contam com representantes do Piauí e Ceará
29/06/2020
Mulheres dominam Live exclusiva para elas do Rally Piocerá/Cerapió
22/06/2020
Conversa de campeões marca Live com o pessoal dos carros e UTVs do Rally Piocerá/Cerapió