De olho na trilha beneficia comunidade carente de Parnaíba 31/01/2014 - 0
O Cerapió não é só competição, também é solidariedade. No último dia de prova do maior rally de regularidade das Américas foram realizadas 50 consultas oftalmológicas, exames e palestras na comunidade Parque José Esteves, em Parnaíba, através da ação social "de olho na trilha". Na comunidade a maioria das famílias tem como principal fonte de renda o programa bolsa família e não possui condições financeiras de pagar uma consulta e comprar óculos.
Algumas das famílias trabalham no lixão.O último dia de prova do Cerapio saiu de Parnaíba rumo a Barreirinhas na manhã de hoje e antes de pegar a trilha a prova realizou a ação social. Pela parceria do Cerapio e da Ótica Jockey as comunidades mais carentes das cidades por onde passam os pilotos são assistidas com o atendimento oftalmológico e outras ações; como palestras sobre saúde e educação. "Funciona assim: as pessoas que compareceram, além da consulta também irão receber os óculos, dentro de 45 a 60 dias. As ações sociais já acontecem dentro do Cerapió há muito tempo. Além de incentivar o esporte e o turismo da região a prova também faz sua parte social ajudando as comunidades por onde passa", explicou Ehrlich Cordão.
A comunidade atendida pelo de olho na trilha tem cerca de 200 famílias. É assistida por várias ações sociais inclusive por uma parceria da Caritas, que também é parceira do de olho na trilha. "Desde os 45 anos que eu não enxergo bem, mas nunca pude fazer exame nem comprar óculos", afirma Maria Iva Nascimento,52 anos.