O master Wesley Macedo foi o piloto melhor colocado na etapa de hoje (27) que só tem um nome para designar: ESPETACULAR! O piauiense desbancou estrelas, como Sandro Hoffmann e até Dário Júlio, piloto da Honda. É! ...O terceiro dia de prova do Rally Piocerá 2011 foi fenomenal. A etapa da manhã teve  largada no lado sul da bela Lagoa do Portinho, em Parnaíba no litoral piauiense, seguindo por estradinhas de areia existentes no meio da mata natural até a cidade de Bom Princípio-PI e logo depois Brejinho, também no Piauí. Daí, a prova seguiu para o Ceará pela cidade de Viçosa, onde os competidores chegaram a uma altitude de quase 900 metros acima do nível do mar.

No trecho da cidade, os competidores vinham empolgados e quase todos erravam a entrada de uma trilha de pedras e mal sabiam o que os aguardavam. “Tá difícil descer? Pois espera ver o que te aguarda na subida depois do rio?”, falavam os populares que se aglomeravam para ver o rally passar.

Ao dar de cara com um riacho, Sandro Hoffmann não pensou duas vezes e desceu para empurrar a moto, melhor prevenir do que ver o motor lotado de água. Muitos desavisados acabaram caindo dentro do riacho e, claro, que muito tempo foi perdido aí. Foi o que aconteceu com o italiano Vincenzo Paolo Sforza, da categoria Senior, da equipe 3 Dígitos. O italiano ficou irritadíssimo por ter que atravessar mais uma etapa de águas, e quase não voltar para a prova pois  como ele mesmo disse: “A bateria já era”.  

A amizade nesses casos vale tudo. Quando Luis Lobão Castelo Branco, piauiense da equipe Heróis do Jenipapo, Over-50, caiu dentro d’água e teve problemas com o motor enxarcado, o turismólogo baiano Alfonso Henrique Leal, estava a postos para ajudar. “Não estou competindo, vim para acompanhar a galera e nessas horas não custa nada dar uma mão a quem precisa”, afirmou o competidor, que, em outros anos, já participou do rally. Quem caiu também por causa da força das águas foi o piauiense Silas Cardoso Rodrigues

O trecho mais alucinante ficou por conta não da travessia do rio, mas do “paredão” de pedras logo depois da água. Genésio Rodrigues subiu em uma árvore e teve de lá uma visão privilegiada da subida dos competidores. “Nunca tinha visto isso aqui, é bonito demais”, afirmou o popular de 52 anos, morador da região. O que Genésio ainda ia ver era uma confusão de motos tentando subir um paredão quase intransponível. Um verdadeiro engarrafamento de motos e pessoas num corredor de cerca de 2,5m de largura.

    Entre muitos competidores que estavam preocupados em se livrar daquela babel, um chamou a atenção dos que assisitiam a passagem do rally, Fábio Carneiro depois de conseguir levar sua moto para um local seguro voltou para ajudar um amigo. Isso comoveu, João Vitor, de 12 anos: “bonito isso que ele fez, a gente deve ajudar para ser ajudado”

O paredão de pedras maltratou muito a categoria Over-50. Que o diga o Cel. Willame Matias, da Equipe Gil Racing, e que trabalha na missão de paz no Timor Leste. “Lá no Timor é mais fácil do que aqui... mas a trilha está muito show”, disse, numa comparação ao alto nível técnico e pelo esforço físico e mental exigidos dos competidores no dia de hoje.

O diretor geral do rally Piocerá, Erhlich Cordão, falou que a prova de hoje foi de muitas estradinhas legais, trilhas boas, com muitos laços que se o piloto desconcentrasse se perdia.

O dia foi finalizado na cidade de Ubajara-CE depois de 220 Km percorridos. O quarto, e último dia (28) entre Ubajara-CE e Jericoacoara-CE, será de cerca de 250 Km com a etapa terminando em Jijoca, município próximo a Jeri. A prova será marcada por muitas trilhas e vai exigir muita navegação dos competidores. De Jijoca, os competidores seguirão em comboio por 22 Km, até Jericoacoara- praia considerada como uma das mais belas do planeta.

 

Izabel Lins
Aldeia Com. 

 

Notícias mais recentes

29/06/2020
Mulheres dominam Live exclusiva para elas do Rally Piocerá/Cerapió
22/06/2020
Conversa de campeões marca Live com o pessoal dos carros e UTVs do Rally Piocerá/Cerapió
15/06/2020
Terceira Live do Rally Piocerá/Cerapió reúne integrantes das motos e quadriciclos
05/06/2020
Bate-papo com galera das bikes agita os canais do Rally Piocerá/Cerapió
26/05/2020
Rally Piocerá lança 34ª edição para 2021 entre Piauí e Ceará