Além de mais de uma tonelada de cestas básicas doadas para o Lar da Esperança,  entidade que assiste a pessoas portadoras do vírus HIV, em Teresina-PI, local de largada do Rally Piocerá deste ano, a direção do evento fez a doação de um quadriciclo para o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), que controla o Parna de Jericoacoara, vila situada no município de Jijoca, local da concentração final e premiação do Piocerá.

A doação do quadriciclo foi feita neste sábado (29), pelo diretor geral do evento, Ehrlich Cordão, aos ambientalistas do Instituto. A chave do veículo foi entregue ao chefe do Parque, Vagner Cardoso. O veículo é parte de um parceria da Houston com o Piocerá, o qual será de grande valia para a instituição de proteção das APAS e Parnas por todo o Brasil.

Para Vagner Cardoso, o quadriciclo será importante para realizar fiscalização e rondas pelo parque, principalmente em locais de difícil acesso de pick-ups e com melhor velocidade. O unidade do Instituto Chico Mendes em Jericoacoara conta com quatro funcionários, sem falar nos fiscais. O analista ambiental Lúcio Santos disse que a fiscalização acontece principalmente nas dunas e nos serrotes, que são formações rochosas únicas no Brasil. Os serrotes só existem  em Jericoacoara e são formados de quartzito ferruginoso, uma espécie de cristal fácil de quebrar, a mesma formação da pedra furada, que é cartão postal do lugar. Por isso é proibido escalar a pedra e nas demais formações espalhadas pelo parque não é permitido passar com veículos motorizados, apenas a pé, a cavalo ou de charrete.

Além disso, o quadriciclo doado pelo Piocerá servirá para preservar ainda as chamadas dunas barcanas, em forma de meia-lua. No Parna de Jericoacoara, esse tipo de trabalho contra a degradação das dunas é fortemente combatido. “Se não agirmos assim, em pouco tempo esse cenário de belezas deixará de existir”, destacou Cardoso.

“Todos os anos do rally, temos a preocupação de realizar alguma ação social. É a nossa forma, pequena, de contribuir para manter as regiões naturais por onde passamos e que sempre agradam nossos competidores e demais participantes”, disse Ehrlich Cordão.

Márcia Cristina
Aldeia Com.

Notícias mais recentes

29/06/2020
Mulheres dominam Live exclusiva para elas do Rally Piocerá/Cerapió
22/06/2020
Conversa de campeões marca Live com o pessoal dos carros e UTVs do Rally Piocerá/Cerapió
15/06/2020
Terceira Live do Rally Piocerá/Cerapió reúne integrantes das motos e quadriciclos
05/06/2020
Bate-papo com galera das bikes agita os canais do Rally Piocerá/Cerapió
26/05/2020
Rally Piocerá lança 34ª edição para 2021 entre Piauí e Ceará