Um evento memorável para ficar guardado como mais um fato importante na história do Rally Cerapió/Piocerá. O lançamento dos 25 anos do Cerapió 2012 em Portugal terá workshops, apresentação das melhores e mais radicais imagens de edições passadas e apresentação dos roteiros turísticos e das paisagens do roteiro da prova. As atrações estão marcadas para o dia 26 de outubro, no Hotel Trivolli Oriente, em Lisboa. O evento terá como convidados competidores de carro 4x4, moto, quadriciclo e de bike, autoridades do desporto português e imprensa.

E falando em autoridades, o diretor geral do Cerapió, Ehrlich Cordão, conta com o apoio de vários nomes fortes do off-road  para fazer do lançamento luso-brasileiro um evento inesquecível. Entre eles, o presidente da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP) e presidente-adjunto da Federação Internacional de Motociclismo (FIM), Jorge Viegas; e o diretor de Enduro da FMP e membro da Comissão de Enduro da FIM e da Comissão de Enduro Todo Terreno da União Europeia de Motociclismo, Pedro Mariano.

“Teremos todo gosto em recebê-los e ajudá-los na apresentação do Rally Cerapió. Na Europa, os ralis são de velocidade pura e conhecer mais como é praticado esse tipo de competição será muito positivo”, destacou Viegas, que está à frente da FMP em seu segundo mandato, iniciado em 2002.

Pedro Mariano destaca que será interessante apresentar o Cerapió para os competidores de seu país, tendo em vista que servirá para unir e fortalecer o esporte mundial. Ele informou que buscará levar o maior número de pilotos para o lançamento.

Os dois dirigentes e toda a diretoria da federação de motociclismo portuguesa deram uma guinada na modalidade, tanto que atualmente conta com expressivos 1.300 filiados. São realizadas cerca de 100 provas nacionais e internacionais no país e, aproximadamente, 50 eventos mototurísticos. Viegas destaca que, neste ano, Portugal recebeu, por ordem decrescente de importância, os seguintes campeonatos: MotoGP no Autódromo do Estoril (Mundial de Motovelocidade); Mundial de Superbikes no Autódromo de Portimão; Mundial de Motocross (MX1 e MX2), em Águeda; Mundial de Enduro, em Vale de Cambra; Mundial de Supermoto, em Portimão; Europeu de Super Stock ,em Portimão; Europeu de Motocross, em Águeda; e Europeu de Bajas, em Castelo Branco.

 “A modalidade de Ralis Todo Terreno é muito popular em Portugal e temos um conjunto de pilotos com grande notoriedade a nível mundial, destacando-se Helder Rodrigues, neste momento liderando o campeonato mundial de rally, além de Ruben Faria, Paulo Gonçalves e Pedro Bianchi Prata. Por esse motivo vejo com muito otimismo a possibilidade de vários pilotos portugueses poderem vir a integrar o Rally Cerapió/Piocerá num futuro próximo”, ressaltou. Nos campeonatos portugueses, são destaques os pilotos Mário Patrão e Antonio Maio.

Jorge Viegas também é apaixonado pelo esporte, tendo sido piloto de motocross e de velocidade entre 1974 a 1980. Fora da sua atuação na FMP e na FIM, ele é economista, responsável em Portugal por uma empresa de produção de eletricidade, a partir de fontes renováveis.

O Cerapió é pura agitação em solo nordestino, afinal acontece numa das regiões mais visitadas pelos turistas de vários países. De 22 a 28 de janeiro de 2012, a prova tem tudo para ser mais que especial, afinal é o jubileu de prata de uma aventura que começou em 1987, apenas com disputas de motos, e não parou mais de crescer. As inscrições continuam abertas pelo site www.cerapio.com.br. Outras informações pelo telefone (86) 3231-0910.

 

Márcia Cristina
Aldeia Com.

Notícias mais recentes

26/05/2020
Rally Piocerá lança 34ª edição para 2021 entre Piauí e Ceará
22/05/2020
É hoje o lançamento oficial da 34ª edição do Rally Piocerá.
01/02/2020
Confira quem são os campeões nos carros, quadriciclos e UTVs do Rally Cerapió 2020
01/02/2020
Rally Cerapió define campeões das motos na 33ª edição da competição
01/02/2020
Conheça os campeões da prova de bikes do Rally Cerapió 2020