A equipe Honda Racing começa a temporada 2020 de competições nacionais na próxima semana, com o Rally Cerapió. A 33ª edição da tradicional prova off-road será realizada de 27 a 31 de janeiro, com largada em Fortaleza (CE) e chegada e Teresina (PI). Dário Júlio, tetracampeão da competição, lidera o time, que contará também com os pilotos Bárbara Neves e Gabriel Soares. Atual tricampeão do Rally Piocerá/Cerapió e bicampeão do Rally dos Sertões, Tunico Maciel estará com a equipe durante o evento, porém não poderá competir devido à recuperação de uma lesão na clavícula. 
 
A disputa para motos terá mais de mil quilômetros durante quatro dias e passará ainda pelas cidades de Sobral (CE) e Pedro II (PI). A prova neste ano é válida pela primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade. Além das motos, o evento reúne mais quatro categorias: carros, quadriciclos, UTVs e bicicletas.
 
Dono de três títulos na categoria Master (2007, 2009 e 2011) e um na Over 40 (2018), Dário Júlio encara o Rally Cerapió em 2020 na classe Brasil, exclusiva para motos nacionais. “É uma competição que gosto bastante de participar, principalmente por ser no Nordeste, região que nos recebe muito bem. Cada ano tem sempre um novo desafio e como fará parte do Brasileiro de Enduro de Regularidade, com certeza, o nível estará elevado. Vou utilizar a CRF 250F, que é uma moto ótima e já rendeu vários títulos para a Honda ”, ressalta o mineiro de Lavras.

Quem vai acelerar o mesmo modelo é Bárbara Neves, bicampeã latino-americana e brasileira de enduro FIM. A goiana vai competir no Rally Cerapió pela primeira vez. “Tenho lembranças muito boas da competição, porque sempre acompanhei meu pai, que participou algumas vezes da prova. Por ser no fim de janeiro, era a viagem de férias da família. Sonhava em correr essa prova e agora terei a oportunidade”, conta a garota de 19 anos inscrita na Júnior.
 
Ela será a única mulher entre os homens nessa categoria. “Vai ser uma grande experiência competir com os meninos. Gosto muito de encarar desafios em outras modalidades. Porém, o meu foco é o Enduro FIM. Quero estar bem atenta à navegação e à pilotagem para evitar erros”, completa Bárbara.
 
Outro estreante no Rally Cerapió é Gabriel Soares. Também piloto oficial da Honda, o mineiro de Divinópolis vai representar o time na categoria Sênior, com a motocicleta Honda CRF 450RX. “Estou bastante empolgado. Mesmo sendo uma prova de regularidade é bacana para puxar o ritmo de competições, como preparação para o Campeonato Brasileiro de Enduro FIM, que é o meu objetivo principal neste ano. Quero fazer o meu melhor e trazer um bom resultado para a equipe”, diz Soares.
 
Sem poder defender a hegemonia dos últimos três anos na categoria Master, Tunico Maciel faz questão de estar perto do time. “Infelizmente, por orientações médicas, não poderei acelerar, mas ficarei durante o tempo todo com o pessoal para ajudar no que for possível e, claro, rever os amigos. Afinal, o Cerapió é um verdadeiro encontro de apaixonados por off-road e uma grande família”, finaliza Maciel.

O Rally Cerapió 2020 tem patrocínio do Governo do Piauí - Setur e do Governo do Ceará - Setur, Consórcio Honda, Prefeitura de Teresina e Minstério do Turismo. O apoio é da Prefeitura de Fortaleza - Setfor, Reron e Audax, com parceria do Teresina Shopping, Marko Informática, Cetseg. Colaboração das Prefeituras de Pentecoste (CE), Itapajé (CE), Sobral (CE), Groaíras (CE), Carnaubal (CE), Domingos Mourão (PI), Pedro II (PI), Campo Maior (PI) e União (PI). A organização é da Radical Produções.

Notícias mais recentes

11/10/2020
Começa o levantamento do percurso das Bikes para o Rally Piocerá 2021
02/10/2020
Organização do Rally Piocerá realiza visita técnica nas cidades da edição 2021
11/08/2020
Lives do Rally Piocerá/Cerapió contam com representantes do Piauí e Ceará
29/06/2020
Mulheres dominam Live exclusiva para elas do Rally Piocerá/Cerapió
22/06/2020
Conversa de campeões marca Live com o pessoal dos carros e UTVs do Rally Piocerá/Cerapió