O maior rally de regularidade da América Latina, o Cerapió, que em janeiro completa 25 anos, teve pela primeira vez seu lançamento realizado na Europa. O lançamento aconteceu na noite da última terça-feira (13), no Hotel Tivoli Oriente, em Lisboa, Portugal, com vista para o rio Tejo. A programação contou com dois workshops. Um realizado pelo diretor geral do Rally Cerapió, Ehrlich Cordão, e outro sobre as potencialidades turísticas da região por onde costuma passar a prova, envolvendo rotas turistas internacionalmente conhecidas, como a Rota das Emoções, entre os estados do Ceará, Piauí e Maranhão e quem comandou o owrkshop foi o secretário de Turismo do Estado do Piauí, Sílvio Leite. O evento como um todo é alusivo às ações em comemoração ao Jubileu de Prata do Rally Cerapió, que completa na sua próxima edição 25 anos.

            O projeto do lançamento do Rally Cerapió em solo lusitano teve o apoio da EMBRATUR, órgão vinculado ao Ministério do Turismo, inclusive com aporte financeiro. O Governo do Estado do Piauí e o Sebrae também deram sinal verde à iniciativa da Radical Produções, empresa organizadora do evento. A Federação de Motociclismo de Portugal – FMP, por meio do presidente Jorge Viegas e do Diretor de Enduro, Pedro Mariano, também apoiaram o evento.

            Pedro Mariano, que é Diretor Desportivo da Federação Internacional de MotociclismoFIM e presidente da Comissão de Enduro da FMP, informou que o enduro de regularidade exige maior gestão e estratégias dos competidores em gerir melhor o tempo, a velocidade e o percurso da prova. É um rally que não exige tanto da parte física, principalmente das categorias dos que passaram da graduado. É bem interessante esse tipo de competição ser inserida em Portugal e em outros países, porque aqueles pilotos que não são mais de ponta podem participar e serem bastante competitivos entre si”, destacou o dirigente. Além dele, outros dirigentes da FMP estiveram presentes, como José Rita, presidente da Comissão de Rallys.

               Entre os convidados pilotos de nível internacional de Portugal, como a fera Pedro Bianchi Prata, de 37 anos, que possui em seu vasto currículo oito títulos de campeão português de moto na modalidade Todo Terreno e participa de provas importantes como o Mundial de Rally, Rali Dacar e conhece bem o Brasil, pois participou de cinco edições do Rally dos Sertões. Ele disse que considera muito interessante a modalidade regularidade, que é praticada no Brasil. “Gostei bastante de aprender aqui como é o enduro de regularidade e pretendo, sem dúvida, estar nesta prova, que imagino ser muito grande e muito competitiva também”, destacou.

            O Secretário de Turismo Silvio Leite destacou que o roteiro integrando os três estados do Nordeste é um atrativo para os turistas e que o Piauí, por exemplo, está buscando cada vez mais atender às necessidades dos turistas. “Nossa região possui inúmeros atrativos naturais. Certamente, os portugueses, que estão bastante integrados no Piauí, por exemplo, através de investimentos no setor hoteleiro, serão bem recebidos e este é o motivo de estamos aqui divulgando um pouco mais nossa região. E o Rally Cerapió, que conheço desde os primeiros anos, é um evento muito importante, pois acontece em janeiro, que é mês de férias também aqui na Europa e sempre passa em rotas naturais belíssimas, sem contar que podem participar as pessoas em categorias de expedição, levando assim as famílias inteiras”, ressaltou.

            Dentro ainda da programação do Rally Cerapió em Portugal, estão acontecendo visitas a federações esportivas, clubes, bem como uma visita à cidade de Portalegre, onde acontece um dos principais rallys da região, o Baja que reúne inscritos de vários países da Ásia e Europa. O piloto campeão mundial de rally de moto, Helder Rodrigues, o número 1 do mundo na modalidade Todo Terreno e eleito o atleta do ano de 2011 pela Confederação de Desporto de Portugal, está confirmado para participar do Rally Cerapió, entre 22 a 27 de janeiro. Aliás, o país é um celeiro de pilotos de destaque no motociclismo mundial, incluindo também Ruben Faria e Paulo Gonçalves.

Aldeia Com.

Notícias mais recentes

05/06/2021
Sesc Piau ser um dos parceiros da 35 edio do Rally Cerapi
05/05/2021
Rally Cerapi 2022 apresenta roteiro da edio comemorativa de 35 anos
03/05/2021
Hoje! Lanamento oficial do Rally Cerapi 2022
05/03/2021
Consrcio Honda apresenta srie de vdeos do Rally Piocer 2021
19/02/2021
Jomar Grecco, uma histria de persistncia