O ciclista Jardel Silva (equipe Scott/Barcellos Sports do Ceará) foi o grande campeão da categoria Sub 30 com o tempo final de 10h41min53’, este também foi menor tempo entre todos os atletas que disputaram o rally de bike do Cerapió 2012. Os quatro dias de prova se caracterizam pela grande variedade de terrenos. Este ano, não houve acidentes graves com os atletas de bike.

“É isso que caracteriza um rally. Diferentes terrenos. Hoje você está na praia, amanhã em uma floresta. Estou muito feliz com o resultado deste ano e mais ainda com o grande esforço dos atletas”, disse Zenardo Maia, diretor de prova.

“Esta é a primeira vez que a equipe vem ao rally disputar uma prova tão longa. Gostaria de agradecer a equipe pelo apoio, a minha família e a minha noiva Karine, que me deu muita força”, disse o campeão Jardel Silva.

O primeiro dia de provas aconteceu na praia do Cumbuco, no município de Caucaia (CE) e seguiu até a cidade de Trairi (CE). Muito sol, areia fofa, ventos, poças d’água e piçarra exigiram grande esforço físico dos atletas. Os trechos de praia, que dominaram os 92km de percurso, foram os mais difíceis para os ciclistas.

Na segunda etapa, a velocidade dominou as trilhas. Os atletas conseguiram alcançar até 40 Km/h em trechos repletos de dunas, passando pela caatinga com partida do de Mundaú (CE) até Itapipoca (CE). O calor intenso foi marcante em um dia de muita competição entre os atletas.

O terceiro dia de competição no Cerapió exigiu muita técnica e preparo para superar os 75km de muitas trilhas, longos trechos de pedras e cascalho e também uma serra com desnível de 300 metros. Todo o trajeto foi na Área de Proteção Ambiental  da Ibiapaba, no município de Pedro II, no Piauí. A APA é a maior área de proteção ambiental de todo o Nordeste e divide os Estados do Piauí e Ceará, na Serra dos Matões. Os atletas também tiveram um trecho de 9km de asfalto em uma estrada de acesso a cidade de Milton Brandão. Neste dia o circuito foi fechado.

No quarto dia de prova os ciclistas saíram da cidade de Altos (PI) até Teresina (PI) com chegada no complexo de lazer Ponte Estaiada. No início da trilha eles passaram por um longo percurso de chão batidopassando depois por um trecho de areiaApós este trechoos ciclistas se dirigirpara a FlorestaNacional de Palmares onde enfrentaram uma mata fechadaterreno acidentado, com subidas e descidas muito radicais. Em trecho estreito da vereda eles tiveram que colocar as  bikes nas costas para conseguirem se deslocar.


 


MULHERES - As mulheres foram presenças importantes no rally e com velocidade e confiança encararam todos os dias de prova, conseguindo completar todos os percursos. A campeã feminina Renata Rodrigues da Silva (PE), equipe Specialized Clínica das Bikes, com o tempo de 14h29min47’ disse que a prova foi muito bem organizada e espera estar presentes nas próximas edições. “Estou muito feliz por ter participado e ter ficado em tão boa colocação”

Notícias mais recentes

05/06/2020
Bate-papo com galera das bikes agita os canais do Rally Piocerá/Cerapió
26/05/2020
Rally Piocerá lança 34ª edição para 2021 entre Piauí e Ceará
22/05/2020
É hoje o lançamento oficial da 34ª edição do Rally Piocerá.
01/02/2020
Confira quem são os campeões nos carros, quadriciclos e UTVs do Rally Cerapió 2020
01/02/2020
Rally Cerapió define campeões das motos na 33ª edição da competição