Ele é chileno, morou em Cuba e veio para o Brasil recentemente. Sempre gostou de esportes, como pedestrianismo, parapente e tem paixão por enduro e motos. Miguel Enrique Duran Navarro, de 34 anos, está inscrito no Rally Piocerá e essa é a sua primeira participação em uma competição off-road. Em competições, participou de corridas de rua. Sua categoria é a Moto Rally, a única que segue o mesmo roteiro de carros 4x4 e quadriciclos. Médico de profissão, o chileno, que viveu foi criado em Santiago, capital do Chile, diz que vem intensificando os treinos na cidade em que se estabeleceu recentemente, dois meses, a cidade de Cabedelo, Paraíba.

Para ele, que conhecia o Rally PioceráCerapió, havia a vontade de disputar a prova, desde que veio trabalhar no Brasil, em 2011. Mas um acidente no final de 2011 em uma  corrida de rua adiou o sonho. “Foi uma corrida noturna na cidade de Aquiraz, no Ceará, onde eu estava trabalhando. Choquei-me com uma grade de ferro e cortou músculos do quadríceps femoral esquerdo. Foi o jeito parar e seguir me recuperando em 2012. Foi que resolvi comprar uma moto e, aos poucos, comecei a treinar para, enfim, fazer o que sempre quis, que era participar de um enduro”, lembra.

Navarro diz que a razão de sua primeira competição ser, de cara, um rali de longo percurso, como o Piocerá, é pela tradição da prova. “Sei que é um evento consagrado e importante. Por aqui, onde estou, tem ralis pequenos, mas prefiro competições longas, como o Dakar, que pretendo me preparar para enfrentar em 2014”, disse o estreante, com ainda mantém sotaque da língua espanhola. Ele diz ainda que estar no Piocerá representa a mudança para uma nova fase de sua vida. “Só o fato de estar será uma vitória para mim”.

O chileno revela que preferiu se inscrever na categoria Rally, considerada mais leve que as demais, porque não pode ainda arriscar tantos desafios. “Quero evitar quedas para não forçar a perna demais. A minha prova será contra mim mesmo. Na verdade, nem a distância e nem o esforço físico me afetam, a não ser o calor. Eu pretendo levar mais de três litros de isotônico e água por etapa, pois não estou acostumado com sol forte. Eu poderia começar fazendo provas no meu país ou no Sul do Brasil, mas considero o Piocerá um desafio sem igual”. Navarro terá no apoio um motorista e mecânico e sua namorada brasileira.

Para ele “é agora ou nunca” estar no Piocerá. “Uma competição desbravando os sertões, lugares que pretendo conhecer e testar minha navegação e minha moto (Yamaha TTR 230) é uma aventura e um grande desafio, estou ansioso. Sou objetivo, sei que tem que navegar bem, ter sorte e estar bem fisicamente, mas tenho garra e como diz em meu país “La garra Del chileno”. Até o último segundo tem que lutar”, destacou.

O Rally Piocerá está em contagem regressiva. No próximo dia 20 de janeiro começa a mistura de culturas e integração de pessoas de todo país, que vêm em busca de emoções, de desafios, de superação e de títulos. O local da concentração será no estacionamento interno do Teresina Shopping, das 9 horas até as 19 horas, com as vistorias e entrega de kits. No dia 21, a programação será intensa com mais vistorias, briefings técnicos e a largada promocional. O público está convidado para participar de toda agitação, porque a largada oficial será no dia 22 da Ponte Estaiada Mestre João Isidoro França, a partir das 7 horas da manhã. Serão quatro dias de competição e mais de 1.100 km de percurso, com chegada em Fortaleza, no Ceará, no dia 25 de janeiro. As inscrições ainda estão abertas no site oficial www.cerapio.com.br/piocera2013.

 

As inscrições para todas as modalidades continuam abertas aqui no site oficial. O Rally Piocerá tem: Patrocínio: Ipiranga e Caixa - Governo Federal. Copatrocínio: Governo do Ceará, Governo do Piauí, TAC Motors e Honda. Apoio: Houston. Supervisão: Federações de Motociclismo do Piauí e Ceará- FMP/FCA e Confederação Brasileira de MotociclismoCBM, Federação Cearense de AutomobilismoFCA, Confederação Brasileira de Automobilismo - CBA e Federações de Ciclismo do Piauí e Ceará- FCICLOPI e FCC, filiadas a Confederação Brasileira de Ciclismo- CBC; Realização - Radical Produções.

 

 

Márcia Cristina

Aldeia Com

Notícias mais recentes

26/05/2020
Rally Piocerá lança 34ª edição para 2021 entre Piauí e Ceará
22/05/2020
É hoje o lançamento oficial da 34ª edição do Rally Piocerá.
01/02/2020
Confira quem são os campeões nos carros, quadriciclos e UTVs do Rally Cerapió 2020
01/02/2020
Rally Cerapió define campeões das motos na 33ª edição da competição
01/02/2020
Conheça os campeões da prova de bikes do Rally Cerapió 2020