Agora é oficial. Foi dada a largada do maior rally de regularidade da América Latina, o Rally Piocerá 2011, na manhã desta terça-feira (25). Os atletas de Bikes partiram de Boa Vista, zona rural de Teresina – PI, com destino a União – PI, em um trecho total de 80 km.  Ao todo, participam 67 atletas. Muita lama marcou esta primeira etapa, alguns bikers tiveram que carregar a bike nas costas em alguns trechos para fugir das poças de lama.

O primeiro dia de competição foi de médias altas, em trilhas de terreno predominantemente plano, mas nem por isso fácil para os atletas, pois eles tiveram que passar por trilhas que cruzaram povoados e pequenas localidades rurais, o que exigiu deles atenção redobrada com a presença de crianças, veículos e animais na trilha.  Um dos destaques ficou com a travessia de um grande canavial em um trecho de aproximadamente 6 km, plantação de cana a sumir de vista, formando um grande labirinto, onde os atletas percorreram por trilhas de chão batido.

Uma parte da trilha margeou o rio Parnaíba, conhecido pelos piauienses como Velho Monge, o segundo maior rio do Nordeste. O ponto de chegada foi no Posto Frota, no município de União – PI, de onde os atletas seguiram com suas equipes de apoio por mais 487 km, tendo que atravessar de balsa o Rio Parnaíba para passar do estado do Piauí para o Maranhão no município de Miguel Alves, até chegar em Barreirinhas - MA, cidade de primeiro pernoite da caravana do Piocerá 2011.

O pernambucano Wellington Lima, estreante no Piocerá, já começou bem, largou na frente na competição, ele, que corre na categoria Sub 40, foi o primeiro lugar geral desta terça-feira. O biker faz parte da equipe Moda Cup, de Santa Cruz do Capibaribe, e corre desde os 16 anos de idade, porém passou um tempo afastado das competições, e desde 2009 retornou com força total, e de lá pra cá já perdeu 27 kg só pedalando.

 “Eu sempre gostei muito de andar de bicicleta e nesse tempo que fiquei afastado o calorzinho e aquela vontade de voltar ao esporte nunca morreu dentro de mim”, falou. Lima disse ainda, que esta primeira especial para ele foi muito tranquila e que vai tentar chegar mais uma vez na frente nesta quarta-feira (26). “Essa etapa foi muito boa, tinha de tudo um pouco. Na segunda etapa acho me sairei bem, pois é um dia de grandes variações de altitude, e meu ponto forte é subida”, completou.

Segundo Zenardo Maia, diretor de prova, a segunda a etapa será de muita emoção e beleza para os atletas, pois eles terão que seguir de barco de Barreirinhas até a praia do Caburé – MA local de largada do segundo dia de prova, pelo Rio Preguiça, em uma viagem de aproximadamente 3 horas. “Será um dia de belíssimas paisagens, com trilha que seguirá pela praia e os bikers terão muita areia pela frente”, explicou o diretor de prova.

O Piocerá segue até sábado (29), quando acontecerá a festa de premiação, em Jericoacoara – CE.

Resultado extra-oficial geral do 1º de dia de competição:

1º lugar: Wellington Farias – categoria Sub 40 (Equipe Moda Cup)

2º lugar: José Roberto – categoria Sub 40 (Equipe Moda Cup)

3º lugar: De Assis – categoria Sub 40 (Equipe Moda Cup)

4º lugar: José Gomes (Equipe Moda Cup)

5º lugar: José Ivanildo (Equipe Moda Cup)

 

Larissa Cavalcante
Aldeia Com.

Notícias mais recentes

26/05/2020
Rally Piocerá lança 34ª edição para 2021 entre Piauí e Ceará
22/05/2020
É hoje o lançamento oficial da 34ª edição do Rally Piocerá.
01/02/2020
Confira quem são os campeões nos carros, quadriciclos e UTVs do Rally Cerapió 2020
01/02/2020
Rally Cerapió define campeões das motos na 33ª edição da competição
01/02/2020
Conheça os campeões da prova de bikes do Rally Cerapió 2020