Em 2012, o maior rally de regularidade das Américas comemora o seu jubileu de prata e nada melhor para coroar esse momento ímpar com a publicação de uma obra onde está reunido um pouco da trajetória desse evento que teve sua arrancada pela primeira vez em dezembro de 1987, partindo de Fortaleza. Um evento que a cada ano ultrapassou dificuldades, com muito trabalho, seriedade e amor ao esporte off-road. Certo que no começo havia somente a modalidade moto, mas que cresceu e nele foram inseridas várias modalidades. Em 1997 teve a estreia dos carros 4x4, anos depois a inserção dos quadriciclos e das bikes, sendo esta a única modalidade de mountain bike inserida em um grande rali. Além dessas, vieram ainda os carros 4x2 e o enduro a .

                E é um pouco dessa aventuraque é contada em textos e imagens históricas. O livro bilíngue traz em excelente qualidade impressa  registros de todas as edições que tiveram como idealizadores Ehrlich Cordão, Galdino Gabriel e Franz George. Cordão, o único a continuar com o projeto do evento estava muito emocionado ao lado de competidores, autoridades e jornalistas no primeiro lançamento do livro, em Fortaleza, no último dia 21 de novembro, no Complexo América do Sol, em Fortaleza. Antes da sessão de autógrafos, Cordão apresentou um vídeo com momentos marcantes dos 25 anos do evento e também vídeos com depoimentos de competidores de várioas partes do país e que, claro, fazem parte da família Cerapió - Piocerá.

                São muitas as histórias e registros contadas em 168 páginas. No seu discurso, Cordão citou que “o dinheiro, de fato, move o mundo, mas não move a ética, a seriedade e nem a vontade de fazer algo que se traduz na emoção de ver tantas pessoas construindo histórias, sonhos e amizades”, disse ao lembrar que o evento fez o off-road surgir no Norte e Nordeste do Brasil, naqueles anos de 1980, não esquecendo que aprendeu junto de seus amigos a fazer enduro e rali com a ajuda dos mineiros, que foram os pioneiros no off-road.

“Não é fácil 25 anos de perseverança e honestidade. Por isso faço essa homenagem ao Cordão, que faz um evento no qual nunca se ouviu falar de falcatrua. Obrigado por esse evento e a nós nordestinos, pois é nossa escola e graças ao Piocerá e Cerapió partimos para tantos desafios e tantas glórias”, disse o piloto de Fortaleza Riamburgo Ximenes, que tem um recorde de vencer nos carros 4x4, motos e quadriciclos, nas categorias regularidade e velocidade.

                “O Piocerá e Cerapió foi a nossa base para aprender e gostar do esporte. Hoje se nós despontamos em provas por todo país é graças a esta prova e me sinto lisongeado por fazer parte deste livro”, destacou o cearense Solon Mendes, que é o único competidor campeão por 12 vezes em 23 edições disputadas.

               Piloto de moto e tricampeão na categoria Executivo, o cearense Paulo Cabral disse que treina o ano inteiro e participa de várias provas em função do PioceráCerapió. “É a prova mais importante do ano e em nível nacional por ser campeonato brasileiro e ser um evento de muita ascensão”.

                “Dos 12 anos da prova de bike eu tenho 11 participações. É um mega evento, com uma mega estrutura voltada para todas as modalidades. O Piocerá abriu as portas não para os adeptos do ciclismo, mas também para os amantes dos esportes radicais, quando atravessa mais de um estado", disse o atleta Francisco de Oliveira Lima Júnior, o Júnior Cabeção, campeão em 2005 e em 2011.
                O lançamento teve a presença de muitos competidores, alguns destaques no cenário nacional, como os pilotos de quadriciclos Tom Rosa, atual campeão brasileiro de rally cross country e Jeferson Nobre, atual campeão do Cerapió, na categoria Novato. Entre os dirigentes, o presidente da Federação Cearense de Automobilismo (FCA), Haroldo Scipião, e o presidente da Federação de Motociclismo do Ceará (FMC) e diretor nacional de enduro da CBM, Alfredo Miranda, foram homenagear Cordão.

Quem desejar adquirir um exemplar, entrar em contato com a Radical Produções: (86) 3231-0910 e radical.producoes@hotmail.com.
 


Márcia Cristina
Aldeia Com.
aldeiapi@uol.com.br
 

Notícias mais recentes

05/06/2021
Sesc Piau ser um dos parceiros da 35 edio do Rally Cerapi
05/05/2021
Rally Cerapi 2022 apresenta roteiro da edio comemorativa de 35 anos
03/05/2021
Hoje! Lanamento oficial do Rally Cerapi 2022
05/03/2021
Consrcio Honda apresenta srie de vdeos do Rally Piocer 2021
19/02/2021
Jomar Grecco, uma histria de persistncia