Há 34 anos o Rally Piocerá/Cerapió explora diversas localidades entre os estados do Piauí e Ceará. Muito mais que uma competição off-road, o evento oferece aos participantes a oportunidade de passar por belas paisagens, além conhecer um pouco mais a história e dos atrativos turísticos da região.

Para a edição de 2021, que será realizada de 26 a 30 de janeiro, com largada em Teresina (PI) e chegada em Aquiraz (CE), a organização preparou uma prova desafiadora para todas as modalidades: bikes, motos, carros, quadriciclos e UTVs. O roteiro inclui também as cidades de Piripiri (PI), Guaraciaba do Norte (CE), Ubajara (CE), Santa Quitéria (CE), Canindé (CE), Guaramiranga (CE) e Maranguape (CE).

“Os atrativos turísticos das localidades são critérios importantes na escolha do trajeto da prova. O Piocerá/Cerapió é muito mais que um rali. Além da competição, o evento tem no DNA a esfera do turismo e a social”, destaca Ehrlich Cordão, diretor do Rally Piocerá 2021.

Os competidores passarão durante os quatro dias de disputas por trilhas, serras, dunas, parques, entre outros visuais. O Rally Piocerá 2021 também dá a opção da categoria Expedição para carros 4x4 para àqueles que querem apenas vivenciar o lado turístico do evento.

Já os atletas das bikes terão no trajeto três grandes parques da região: O Parque Nacional Sete Cidades, perto de Piripiri (PI), no primeiro dia; o Urubu Eco Parque, um paraíso ecológico em Guaraciaba do Norte (CE), será o local da arena de largada e chegada do segundo dia. Já o iPark Complexo Turístico, em Maranguape (CE), será o ponto final dos competidores na última etapa da prova.

O Rally Piocerá 2021 é válido pelo Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade (CBM) e pelo Campeonato Brasileiro de Rally de Regularidade (CBA). O evento tem patrocínio do Ministério do Turismo; copatrocínio do Consórcio Honda, Goodyear, Governo do Estado do Piauí, Governo do Estado do Ceará, apoio da Audax, Reron e ITTNet, além do apoio institucional das Prefeituras de Piripiri (PI), Ubajara (CE), Guaraciaba do Norte (CE), Canindé (CE), Guaramiranga (CE) e Aquiraz (CE). A realização é da Radical Produções.

Programação Rally Piocerá 2021 – Categoria Expedição

26/1 - terça-feira - Teresina (PI)
Largada promocional e apresentação de todos os participantes

27/1 - quarta-feira – 1º dia – Teresina (PI) a Piripiri (PI)
Os campos de carnaubais de Campo Maior lembram as savanas africanas. O dia conta com a passagem pelo Monumento do Jenipapo, que lembra a batalha da luta pela independência do Brasil, dos piauienses contra as tropas portuguesas, único local do nosso país que teve luta armada. Depois de Campo Maior, a expedição segue por trechos de florestas naturais do agreste e sertão. A pernoite será no Hotel Fazenda Sete Cidades.

28/1 - quinta-feira – 2º dia – Piripiri (PI) a Ubajara (CE)
O dia começa com uma visita ao Parque Nacional de Sete Cidades, local da prova das bikes e um dos primeiros parques nacionais brasileiro com várias inscrições rupestres e formações rochosas, que desafiam nossa imaginação.  Piscina natural de água mineral, cachoeira, troncos de árvores fossilizados. É uma viagem de arqueologia.

Na sequência, a expedição segue para Pedro II, que fica na Serra dos Matões, a 670 metros de altitude. A cidade é histórica e conta com várias lojas de pedras preciosas e prata. O local tem minas a céu aberto de opalas, mineral só encontrado em todo planeta na Austrália e no Piauí. É daqui a maior pedra de opala do mundo, que está hoje no Museu de Londres. Pedro II tem também um artesanato rico na produção de redes e devido ao clima agradável, a cidade realiza todos os anos o Festival de Jazz.

De lá, a caravana atravessará uma área de litígio, que deu o nome ao evento, região do Piocerá ou Cerapió, onde ninguém sabe a qual estado pertence as terras. A pernoite será em Ubajara, já na Serra da Ibiapaba, a 970 metros de altitude, clima semelhante às serras de Campos do Jordão (SP).

29/1 - sexta-feira – 3º dia – Ubajara (CE) a Canindé (CE)
A primeira atividade será a visita ao Parque Nacional de Ubajara, o menor do Brasil, porém incrível. Para visitar a gruta, é necessário descer em um teleférico de 760 metros do topo até a área da visitação, que é feita com um guia. É uma viagem ao fundo da terra, que impressiona com os estalagmites e estalactites, que formam desenhos incríveis na sua mente.

Depois de uma trilha na serra, uma reserva de mata atlântica, com árvores gigantes e plantações de flores e hortaliças. A região é um grande centro exportador de flores e tem também o grande Açude Jaburu, além de uma fazenda da empresa americana Amway. O trajeto tem também vários campos e torres de usinas eólicas.

Descendo a Serra da Ibiapaba, em direção ao sertão, a caravana passará por vários açudes imensos e pela cidade de Santa Quitéria, onde existem minas de urânio. De lá, um trecho imenso de muitas serras, floresta natural, visual que nem lembra que está no Nordeste até chegar na cidade de Canindé, terceira cidade do Brasil em turismo religioso. O padroeiro é São Francisco.

30/1 – sábado – 4º dia – Canindé (CE) a Aquiraz (CE)
O último dia começa com a visita à Basílica de São Francisco, para agradecer a Deus. A expedição parte em direção ao Maciço do Baturité, conjunto de serras, na qual encontramos o segundo povoado mais alto do Nordeste, com 1.050 metros de altitude, muita mata atlântica e clima agradável. No visual, mansões antigas, coloniais e sítios, até chegar na bela e estonteante praia de Aquiraz, com um trilha sobre as dunas até a subida na rampa onde todos receberão suas medalhas de participação.

Notícias mais recentes

05/03/2021
Consórcio Honda apresenta série de vídeos do Rally Piocerá 2021
19/02/2021
Jomar Grecco, uma história de persistência
31/01/2021
Rally Piocerá 2021 consagra grandes campeões nas motos
31/01/2021
Campeões dos carros, quadriciclos e UTVs comemoram conquista do Rally Piocerá 2021
31/01/2021
Bikes: Edição história de 20 anos da modalidade no Rally Piocerá termina com grandes emoções