As intensas chuvas podem ser um fator desafiador aos atletas inscritos na prova de bike do Rally Cerapió 2020. As previsões apontam que o sertão do Ceará e Piauí deve receber volumes intensos durante os dias da competição, que acontece de 27 a 31 de janeiro, com largada em Fortaleza (CE) e chegada em Teresina (PI). Para quem vai participar pela primeira vez da prova, é importante ter se preparado física e psicologicamente para enfrentar as quatro etapas.

Com as trilhas molhadas, a prova ganha em emoção. Entretanto, surge uma preocupação extra. “O desafio está pronto. O Rally Cerapió é uma prova que requer um planejamento estratégico, com uma boa equipe de apoio e preparação. Não é simplesmente subir numa bicicleta. Portanto, os estreantes devem se preparar muito bem”, explica o diretor da prova de bikes, Zenardo Maia.

O ideal, segundo ele aponta, é começar essa preparação com, no mínimo, um ano de antecedência. Os atletas interessados em se aventurar pela primeira vez no Cerapió devem buscar um auxílio médico, nutricional, esportivo e até psicológico. “Costumo dizer que para ser campeão não precisa ser o mais forte e ter a melhor máquina. Ele precisa ter a melhor equipe e ter um conjunto de tudo isso”, destaca Maia.

Na primeira etapa, por exemplo, os atletas deverão ser fortes para encarar os 127 km e conseguir enfrentar os 1.600 metros de altimetria das serras de Itapajé (CE). Algo que pode ser assustador para os ciclistas de primeira viagem. Encarar a prova como um desafio ou experiência de vida requer bastante planejamento.

“É fundamental estudar o roteiro, o terreno, as condições do clima, que tipo de equipamento que ele vai usar. A prova é uma surpresa a cada curva. Você pode até se deparar com animais na trilha que podem te desestabilizar. Quem está bem preparado consegue se manter firme”, conclui o diretor.

A 33ª edição do Rally Cerapió terá largada promocional dia 27 de janeiro, em Fortaleza (CE). A primeira etapa para as bikes será realizada em 28 de janeiro, entre as cidades de Itapajé (CE) a Sobral (CE); no dia 29, os atletas enfrentarão um circuito em Pedro II (PI) e nos dias seguintes, 30 e 31 de janeiro, dois circuitos em Teresina (PI).

O Rally Cerapió 2020 tem patrocínio do Governo do Piauí - Setur e do Governo do Ceará - Setur, Consórcio Honda, Prefeitura de Teresina e Minstério do Turismo. O apoio é da Prefeitura de Fortaleza - Setfor, Reron e Audax, com parceria do Teresina Shopping, Marko Informática, Cetseg. Colaboração das Prefeituras de Pentecoste (CE), Itapajé (CE), Sobral (CE), Groaíras (CE), Carnaubal (CE), Domingos Mourão (PI), Pedro II (PI), Campo Maior (PI) e União (PI). A organização é da Radical Produções.

Texto: Beto Marques

 

Notícias mais recentes

11/10/2020
Começa o levantamento do percurso das Bikes para o Rally Piocerá 2021
02/10/2020
Organização do Rally Piocerá realiza visita técnica nas cidades da edição 2021
11/08/2020
Lives do Rally Piocerá/Cerapió contam com representantes do Piauí e Ceará
29/06/2020
Mulheres dominam Live exclusiva para elas do Rally Piocerá/Cerapió
22/06/2020
Conversa de campeões marca Live com o pessoal dos carros e UTVs do Rally Piocerá/Cerapió