Um programa inédito e especial neste sábado, no programa Zona de Impacto, da Sportv, vai mostrar pela primeira vez os bastidores de um levantamento de percurso de um rally de regularidade, de carro 4x4, quadriciclo e moto. E, claro, poderia ser o Cerapió, que está em sua edição mais que comemorativa de 25 anos. O programa vai ao ar a partir das 14 horas (horário de Brasília), para vários países. A reprise será exibida no domingo, dia 11/12, mesmo horário.

            A repórter e apresentadora do Zona de Impacto, Roberta Garcia, disse que a ideia é mostrar uma curiosidade que muitos têm sobre o assunto, afinal o que a maioria é apenas a passagem dos competidores de carro, moto e quad, os códigos, tempos e referências no mapa ou planilha, mas a parte técnica mesmo os organizadores é que fazem com meses de antecedência de uma prova de regularidade.

            Para quem não sabe, enduro de regularidade é um tipo de competição off-road, onde os competidores devem obedecer velocidades e tempos pré-estabelecidos para os vários trechos do percurso. São os postos de Controle (PCs), distribuídos secretamente pelo trajeto, que registram por meio de tecnologia GPS a passagem de cada piloto. No final, vence o piloto/navegador que se mantiver mais regular e perder menos pontos.

            “É muito interessante mostrar para as pessoas o quanto é difícil e quanto trabalho tem os organizadores de definirem o trabalho anterior ao evento, gostei bastante de estar com o Cordão fazendo essa matéria e vendo como ele sabe complicar e colocar obstáculos e desafios para os competidores desse rally que tem tantos anos de história”, descreveu Roberta Garcia.

A matéria deste sábado faz parte de uma série de cinco reportagens especiais sobre esportes radicais que podem ser realizadas nos recantos mais bonitos das paisagens do estado do Piauí.   foram finalizadas uma sobre a prática do kite surf, na praia de Macapá, no litoral piauiense.

As outras podem ser conferidas pelos links abaixo: na sequência uma matéria sobre o mountain bike praticado pelo litoral do Estado, na qual Roberta Garcia teve em sua companhia o atleta e engenheiro civil de Teresina Luciano Uchôa. Outra reportagem interessante foi sobre a prática do rapel no Morro do Gritador, em Pedro II, interior norte do Estado e a outra reportagem da série mostra altas ondas de surf no Delta do Parnaíba, um santuário de beleza, que faz parte da Rota das Emoções; o Delta do Parnaíba é um dos destinos turísticos que envolve os estados do Piauí e Maranhão. Confira tudo isso pelos links:

 

http://sportv.globo.com/videos/zona-de-impacto/v/no-piaui-roberta-garcia-percorre-o-litoral-de-bicicleta/1686353/

 

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1648524-7824-ZONA+DE+IMPACTO+VAI+ATE+MORRO+DO+GRITADORNO+PIAUI+EM+BUSCA+DE+ESPORTES+RADICAIS,00.html

 

http://sportv.globo.com/site/programas/zona-de-impacto/noticia/2011/09/roberta-garcia-mostra-esporte-e-preservacao-no-delta-do-parnaiba.html

 

Márcia Cristina
Aldeia Com.

Notícias mais recentes

05/03/2021
Consórcio Honda apresenta série de vídeos do Rally Piocerá 2021
19/02/2021
Jomar Grecco, uma história de persistência
31/01/2021
Rally Piocerá 2021 consagra grandes campeões nas motos
31/01/2021
Campeões dos carros, quadriciclos e UTVs comemoram conquista do Rally Piocerá 2021
31/01/2021
Bikes: Edição história de 20 anos da modalidade no Rally Piocerá termina com grandes emoções