A organização e os inscritos para o Rally Cerapió 2020, que será realizado de 27 a 31 de janeiro, estão em contagem regressiva. Falta pouco para a 33ª edição da tradicional prova off-road do país e uma das mais consagradas na América Latina. Muito além de um rali repleto de aventuras, a prova aquece o turismo por onde passa. Somente em Teresina, de acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec), o evento ocupa 62% dos leitos dos hotéis da cidade.

A capital do Piauí vai receber duas etapas da prova de bike e terá um circuito da prova de carros, motos, UTVs e quadriciclos no última dia. A largada e a chegada das etapas de Teresina (30 e 31/1) acontecem no Teresina Shopping. Por lá, o público poderá interagir com os competidores, ver de perto as máquinas e toda a estrutura que o Rally Cerapió mobiliza, além de assistir aos shows de manobras radicais com a equipe Força & Ação. Em termos de movimentação geral na cidade, a tradicional competição de regularidade superou eventos como o Corso de Teresina e a Micarina, que são bastante festivos e contam com a atenção de grande público.

“É de extrema importância apoiar eventos que movimentam tanto os residentes na nossa cidade como turistas de outros municípios e também de outros estados. Nos dias que o Rally Cerapió/Piocerá passa por Teresina, a taxa de ocupação dos leitos na cidade, bem como a movimentação em outros setores, aumentam bastante", ressalta o secretário de desenvolvimento econômico e turismo de Teresina, Venâncio Cardoso.

Competidores de todas as regiões do Brasil já estão confirmados no Rally Cerapió 2020. São inscritos de 21 estados, mais o Distrito Federal, além de participantes estrangeiros. “Organizamos o Rally Cerapió/Piocerá há mais de 30 anos. O evento, além de fazer parte de grandes campeonatos nacionais, é um verdadeiro encontro de amigos e apaixonados pelo off-road. E isso, mobiliza participantes de Norte a Sul do país, que planejam durante o ano todo para estar com a gente. São poucas as competições no Brasil que conseguem agregar competidores de todos os cantos do país. Estamos preparando mais uma grande e inesquecível edição”, explica Ehrlich Cordão, diretor-geral da competição.

O evento mobiliza uma caravana de mais de 1.000 pessoas durante os dias de prova. Em todas as passagens pelas cidades, o Rally Cerapió consegue alcançar um público de mais de 45 mil pessoas. Cerca de 65 mil litros de combustível são consumidos pelo evento. A rede hoteleira das outras cidades também se movimenta e cerca de seis mil leitos são ocupados na semana do evento.

A prova, com cerca de 1.000 quilômetros para os carros, motos, quadriciclos e UTVs, e mais de 400 quilômetros para as bikes, será válida pelo Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade, da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo); Campeonato Brasileiro de Rally de Regularidade, da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) e pelo ranking nacional Stage Race, da CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo).

O Rally Cerapió 2020 tem patrocínio do Governo do Piauí - Setur e do Governo do Ceará - Setur, Consórcio Honda, Prefeitura de Teresina e Minstério do Turismo. O apoio é da Prefeitura de Fortaleza - Setfor, Reron e Audax, com parceria do Teresina Shopping, Marko Informática, Cetseg. Colaboração das Prefeituras de Pentecoste (CE), Itapajé (CE), Sobral (CE), Groaíras (CE), Carnaubal (CE), Domingos Mourão (PI), Pedro II (PI), Campo Maior (PI) e União (PI). A organização é da Radical Produções.

Texto: Beto Marques

 

Notícias mais recentes

26/05/2020
Rally Piocerá lança 34ª edição para 2021 entre Piauí e Ceará
22/05/2020
É hoje o lançamento oficial da 34ª edição do Rally Piocerá.
01/02/2020
Confira quem são os campeões nos carros, quadriciclos e UTVs do Rally Cerapió 2020
01/02/2020
Rally Cerapió define campeões das motos na 33ª edição da competição
01/02/2020
Conheça os campeões da prova de bikes do Rally Cerapió 2020