A 34ª edição do Rally Piocerá, tradicional prova do off-road nacional, tem início oficial na próxima terça-feira (26/1), em Teresina (PI). A competição larga neste ano no Piauí rumo ao Ceará, passando pelas cidades de Piripiri (PI), Ubajara (CE), Guaraciaba do Norte (CE), Canindé (CE), Santa Quitéria (CE), Guaramiranga (CE), Maranguape (CE) até chegar em Aquiraz (CE). O evento, que conta com grandes nomes nacionais das duas e quatro rodas, é o único que reúne atletas de bikes com participantes das motos, carros, quadriciclos e UTVs.

Válido pelo Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade (CBM) e pelo Campeonato Brasileiro de Rally de Regularidade (CBA), a prova contará com cerca de 1.000 quilômetros a serem percorridos durante quatro dias. Pilotos e navegadores terão pela frente desafios técnicos, de resistência, porém repleto de belas paisagens da região.

Já para as bikes, o percurso será de 356 quilômetros, com muitas subidas e descidas, além de passagens por grandes parques locais. Atletas da Audax Bike Team, como Daniel Zoia, representante da categoria Elite Masculino e tricampeão do Rally Piocerá/Cerapió; Bruno Paim, paratleta campeão mundial de MTB 24h Solo e destaque da revista Forbes, como um dos jovens com menos de 30 anos mais influentes do país, e Karen Olímpio, tetracampeã brasileira de XCO e atual campeã da Elite Feminina. Outras grandes equipes também estão na disputa como a Garrote Radical Team, com 15 atletas, MM Team, Well Bike, etc.

Nas motos, a equipe Honda Racing vem mais uma vez liderada pelo pentacampeão Dário Júlio, que neste ano disputa a categoria Over 40, e reforçada pelos pilotos Gabriel Soares, na Sênior; Bárbara Neves, única mulher entre mais de 170 inscritos na modalidade. Atual campeão na Master, Emerson Loth, terá neste ano grandes adversários como o tricampeão da prova, Guilherme Cascaes, e Jomar Grecco, tricampeão brasileiro de enduro de regularidade.

Nos carros, a disputa promete ser quente na categoria Master. Nos últimos sete anos, os pilotos Renato Martins e Fernando Lage ganharam três títulos cada um e ambos vão em busca desse desempate. Renato tem ao seu lado neste ano o navegador Cristiano Souza e Lage, Tiago Poisl. Porém a categoria conta também com nomes de peso como Paulo Rogério Coelho/Renan Felix e a dupla piauiense Felipe Ferro/Jonatas Carvalho, patrocinada pela Goodyear.

Nos quadriciclos, Wescley Dutra, grande nome do off-road nacional é tetracampeão do Rally Piocerá/Cerapió e quer manter a hegemonia na categoria. Ricardo Santos, Italo Santiago e José Demontier Moura também estão em busca do título da modalidade.

Já nos UTVs (espécie de buggy), sem os atuais campeões na disputa, a classe abre espaço para novos vencedores. Terceiros colocados em 2020, Carlos Eduardo de Melo/Luan Duarte, da Cearense de Rally Team, são fortes candidatos. Bicampeão dos quadriciclos e com passagem pelos carros, o navegador Artur Carvalho Junior junto com o piloto Diego Macedo disputam a categoria.

Para quem quer apenas curtir o passeio, a categoria expedição de carros 4x4 explora totalmente o lado turístico do evento, que oferece aos participantes a oportunidade de passar por belas paisagens, além conhecer um pouco mais a história e dos atrativos da região.

Muito mais que um rally, o Piocerá também realiza o trabalho de ações sociais, como a arrecadação e entrega de cestas básicas a entidades assistenciais. Outro projeto realizado durante o evento é o De Olho na Trilha, que faz consultas oftalmológicas em uma comunidade e entrega óculos para quem precisa.

Devido à pandemia do coronavírus, a organização do Rally Piocerá seguirá todos os protocolos de saúde e segurança estabelecidos pelos estados e municípios. Diversas medidas serão adotadas, como as bases do evento em cada cidade sem acesso ao público; exigência de teste negativo para a Covid-19 a todos os participantes; medição de temperatura na entrada do evento; distanciamento social em atividades presenciais, como as retiradas de kits, e realização de reuniões virtuais, como os briefings.

O Rally Piocerá 2021 tem patrocínio do Ministério do Turismo; copatrocínio do Consórcio Honda, Goodyear, Governo do Estado do Piauí, Governo do Estado do Ceará, apoio da Audax, Reron e ITTNet, além do apoio institucional das Prefeituras de Teresina (PI), Piripiri (PI), Ubajara (CE), Guaraciaba do Norte (CE), Canindé (CE), Guaramiranga (CE) e Aquiraz (CE). A realização é da Radical Produções.           


Programação Rally Piocerá 2021

26/1 – terça-feira - Teresina (PI)
Vistoria técnica, briefing virtual e largada promocional

27/1 – quarta-feira – 1º dia
Motos 
– Teresina (PI) a Piripiri (PI) - 256 km – 7h05min de prova
Carros, Quadriciclos, UTVs e Motos Rally – Teresina (PI) a Piripiri (PI) - 258 km – 7h57 min de prova
Bikes – Circuito em Piripiri (PI) – 109 km, com 1.530 m de ascensão

28/1 – quinta-feira – 2º dia
Motos
 – Piripiri (PI) a Ubajara (CE) - 187 km – 5h20min de prova
Carros, Quadriciclos, UTVs e Motos Rally – Piripiri (PI) a Ubajara (CE) - 207 km – 6 horas de prova
Bikes - Circuito em Guaraciaba do Norte (CE) - 83 km, com 1.700 m de ascensão

29/1 – sexta-feira – 3º dia
Motos
 – Ubajara (CE) a Canindé (CE) - 321 km – 9h10min de prova
Carros, Quadriciclos, UTVs e Motos Rally - Ubajara (CE) a Canindé (CE) - 325 km – 9h21min de prova
Bikes – Santa Quitéria (CE) a Canindé (CE) - 81 km, com 1.550 m de ascensão

30/1 – sábado – 4º dia
Motos
 – Canindé (CE) a Aquiraz (CE) - 194 km – 5h45min de prova
Carros, Quadriciclos, UTVs e Motos Rally – Canindé (CE) a Aquiraz (CE) - 197 km – 5h46min de prova
Bikes – Guaramiranga (CE) a Maranguape (CE) - 83 km, com 1.450 m de ascensão

 

Notícias mais recentes

19/02/2021
Jomar Grecco, uma história de persistência
31/01/2021
Rally Piocerá 2021 consagra grandes campeões nas motos
31/01/2021
Campeões dos carros, quadriciclos e UTVs comemoram conquista do Rally Piocerá 2021
31/01/2021
Bikes: Edição história de 20 anos da modalidade no Rally Piocerá termina com grandes emoções
29/01/2021
Troca de lideranças e dia longo destacam penúltimo dia das motos no Rally Piocerá 2021