Rallyteca entrega 1 mil livros a estudantes da Escola de Arte CEPLAN, em Trairi 23/01/2018 - Projeto chega ao quarto ano, fomentando a prática da leitura e da escrita a comunidades carentes. População comemora ação sociocultural.
A primeira ação social do Rally Cerapió 2018 aconteceu na manhã desta terça-feira (23) na Escola de Arte Ceplan (Comunidade Estudantil Padre Anchieta), em Trairi (CE). Foram doados 1 mil livros para os estudantes com o Projeto Rallyteca, desenvolvido pela direção da prova em parceria com o Instituto Cultural Saber e Ler.
Desde 1970 a instituição vem realizando projetos educaionais e culturais voltados a estudantes que residem na zona rural do município. Com muitos trabalhos realizados e a necessidade de oferecer novas oportunidades, a direção da prova e a organização do projeto escolheram esta escola para ser o primeiro local da Rallyteca. “Estamos bastante felizes com o recebimentos destes livros. Esta escolar merece pelo projeto pedagógico histórico iniciado pelo padre espanhol Anchieta e que eu tive o prazer de acompanhar” fala o presidente da Ceplan, João Batista.
A professora e agente de saúde Maria Silvana Furtado é resultado deste projeto desenvolvido pelo Ceplan. “Participar deste projeto foi decisivo na minha vida. Vim do interior para estudar como interna, consegui me formar e hoje estou feliz com o trabalho que realize e mais ainda com o reconhicimento do Rallyteca” declara Maria.
Esta é a quarta edição do projeto que distribui livros e fomenta a leitura dentro do Cerapió. O projeto ajuda a combater o analfabetismo com incetivo de leitura através da criação de pontos de leitura e da distribuição de obras durante toda a trilha para bibliotecas de escolas públicas, e pessoas de pequenas comunidades.
“Conseguir conciliar o esporte com ação social tem sido algo fantastico”, afirma a empresária Magda Krauss, do Instituto Cultural Saber e Ler. Dentre as obras doadas está o livro "Maria Branca, de sua autoria. Os livros são doados por editoras de São Paulo para que possam chegar chegar no sertão do Piauí e do Ceará, com objetivo de além de incentivar a leitura, também formar novos leitores e, num futuro, novos escritores.
Ao longo da prova está prevista uma série de ações do projeto Rallyteca. Comunidades da zona rural devem ser o principal foco da distribuição de livros. Em 2017, foram mais de 10 mil livros espalhados pelos estados do Ceará e Piauí.
O Rally Cerapió 2018 tem patrocínio da Caixa Econômica Federal/Gov. Do Brasil, Petrobras, Consórcio Honda e SETUR/Gov. do Piauí. O evento conta também com apoio da Audax, SEMDEC/Prefeitura de Teresina e Teresina Shopping. Além de colaboração dos Hotéis Arrey e Prefeituras de Trairi, Itapipoca, Sobral, Cajueiro da Praia, Parnaíba e Piripiri. Os parceiros são Sebrae, Ótica Jockey, ADI Produções e Instituto Saber e Ler. A realização é da Radical Produções.