FOTO: Mateus Pereira Fotografia
O primeiro dia da modalidade das bikes da 37º edição do Rally Cerapió 2024, que deu início à temporada de competições off-Road no Brasil, foi marcada por um desafio que partiu de São Gonçalo do Amarante, cidade que tem cenário típico do sertão cearense. Mais de 80 ciclistas se alinharam para enfrentar um percurso que, além de testar sua resistência física, eles viveram uma verdadeira superação pessoal.
No coração desse sertão, a largada promocional não foi apenas um rito de início, mas um momento de orações pessoais de cada atleta por proteção. O desafio proposto? Mais de 90km de trilha e uma altimetria que somava cerca de 1400 metros, um convite à superação que poucos ousam recusar.
FOTO: Mateus Pereira Fotografia
A partida rápida em São Gonçalo do Amarante rumo a Itapipoca por um estradão plano raspado por máquinas e chão de barro branco escondeu, nos primeiros 70 km, os verdadeiros testes que aguardavam os atletas. Foi ao adentrar um cenário de serras, escondido entre plantações de bananeiras, que a prova revelou o seu percurso mais desafiador. Aqui, a altimetria acumulada se apresentou, não apenas como um obstáculo físico, mas como um teste mental e emocional.
Nesse palco de natureza exuberante, a determinação dos atletas foi colocada à prova. A preparação física, sem dúvida, teve seu lugar, mas foi a força de vontade que mais se destacou. "Desistir não é uma opção" parecia ser o mantra que cada ciclista tinha em pensamento, uma verdade que ressoou em cada pedalada rumo a Itapipoca no Ceará.
FOTO: Mateus Pereira Fotografia
A chegada nessa cidade do Ceará não marcou apenas o fim de uma etapa, mas o início de uma nova expectativa: a próxima parada, Meruoca-CE, já conhecida por sua beleza e desafios, promete ser mais um capítulo no 37º Cerapió de muita aventura e superação.
O Rally Cerapió 2024, mais do que uma prova válida pelo Campeonato Brasileiro de XCM, sendo fiscalizada pela Confederação Brasileira de Ciclismo, é um retrato vivo da paixão brasileira pelo esporte. O que nos faz lembrar que, em meio aos desafios do percurso, existem histórias de coragem, amizade e determinação. Histórias que, muito além dos quilômetros percorridos, falam sobre a busca de seus limites, em um cenário onde a natureza impõe suas regras, mas também compartilha sua beleza incontestável.