BIKES: Quarta etapa une história e desafio no trajeto de Campo Maior a Teresina
Publicado dia 28/01/2024 às 19:17
Autor: Lalesca Setubal

FOTO: Mateus Pereira Fotografia

A quarta e última etapa da 37ª edição do Rally Cerapió foi marcada por uma mistura única de história e esporte, começando na cidade de Campo Maior, onde está o monumento da Batalha do Jenipapo. Este local, situado na BR 343, é emblemático por representar o berço da primeira batalha após a declaração de independência do Brasil, proporcionando aos participantes uma imersão a nossa história.

Para os ciclistas, o dia foi um teste de resistência e velocidade, com um percurso de 86 km e 830 metros de altimetria, caracterizado pelas planícies de Campo Maior. Esta etapa se destacou pelo seu ritmo acelerado desde o início, exigindo dos atletas fôlego, cadência alta e força para manter o pelotão unido até o final. Um desafio adicional foi enfrentar o clima da região, com temperaturas atingindo os 40°C e ventos contrários nos amplos estradões.

FOTO MATEUS PEREIRA FOTOGRAFIAFOTO: Mateus Pereira Fotografia

Durante o percurso, a paisagem foi marcada por extensos carnaubais, árvores de grande importância histórica e cultural no Piauí. A carnaúba, utilizada pelos sertanejos de diversas formas, é conhecida por seus frutos comestíveis, óleo, palmito do caule e raízes medicinais, além da cera, amplamente empregada em várias indústrias.

Após deixar Campo Maior, os competidores chegaram à cidade de Altos, famosa por seus manguezais. Nela, enfrentaram um trecho conhecido como "Serra Elétrica" pela comunidade ciclística local, caracterizado por pequenas subidas de carroçais de sobe e desce, semelhantes a tobogãs.

A linha de chegada foi definida após a PI 113, com os atletas se deslocando em seguida até o Teresina Shopping, local escolhido para a rampa de chegada do Rally Cerapió 2024. Este momento simbolizou não apenas o fim de um dos Rallys mais desafiadores do país, mas também a conclusão de uma jornada que testou os limites físicos e emocionais dos participantes, ao mesmo tempo em que entregou uma rica cultura e história das regiões do Ceará, Piauí e Maranhão.

FOTO MATEUS PEREIRA FOTOGRAFIAFOTO: Mateus Pereira Fotografia

O Rally Cerapió 2024, ao combinar esporte, história e cultura, proporcionou uma experiência inesquecível para os atletas e equipes de apoio, reafirmando seu lugar como um dos eventos mais significativos do calendário esportivo brasileiro.

O Rally Cerapió 2024 tem o patrocínio do Consórcio Honda, Goodyear, Governo do Piauí e Ministério do Turismo - União e Reconstrução; co-patrocínio do Governo do Ceará o apoio de Reron, Sebrae, Ong Mais Vida e Teresina Shopping;  colaboração das prefeituras de Caucaia(CE), São Gonçalo do Amarante(CE), Itapipoca(CE), Meruoca(CE),  Viçosa (CE), São Benedito (CE), Pedro II (PI) e Campo Maior(PI); supervisão das Confederações Brasileiras de Automobilismo (CBA) e Motociclismo (CBM) e das Federações Cearense, Maranhense e Piauiense de Automobilismo, Motociclismo e Ciclismo. A realização é da Radical Produções. 

© 2024 RADICAL, Produzido por Fábrica de Gênios