Campeões da modalidade de Bike são coroados após quatro dias de desafios intensos
Publicado dia 29/01/2024 às 00:18
Autor: Lalesca Setubal

FOTO: Mateus Pereira Fotografia

Rally Cerapió 2024: Ciclistas pedalaram de Caucaia (CE) à Teresina (PI) em quatro dias de pura adrenalina e superação nas bikes

A 37ª edição do Rally Cerapió, evento que abre calendário brasileiro de off-road, não foi apenas uma competição ciclística, mas uma prova da resistência de atletas de 20 estados brasileiros e 5 países. Com um percurso que explorou as belezas em locais históricos do Ceará, Piauí e Maranhão, a caravana de mais de 1.200 pessoas começou sua jornada desafiadora na Praia do Cumbuco, em Caucaia (CE), cruzando serras, planícies e municípios históricos, e finalizando em Teresina (PI).

Primeiro dia: São Gonçalo do Amarante (CE) a Itapipoca (CE)

O primeiro dia testou os limites dos mais de 80 ciclistas com um percurso de 90 km e 1.400 metros de altimetria. A etapa ofereceu uma mistura de superação pessoal e desafio físico, iniciando a jornada com uma intensa com bastante altimetria.

Segundo dia: Meruoca (CE) a Viçosa (CE)

No segundo dia, os atletas enfrentaram 111 km de trilhas com altimetria superior a 2,3 mil metros. Este trecho destacou-se por sua exigência física e mental, desafiando os competidores com terrenos variados de muita serra e paisagens espetaculares.

Terceiro dia: Circuito em São Benedito (CE) – Ibiapina (CE) – São Benedito (CE)

A terceira etapa, um circuito de 75 km com 1.150 metros de altimetria, começou e terminou em São Benedito (CE), passando por Ibiapina (CE) e diversas comunidades locais. Os ciclistas se depararam com single tracks e XCOS técnicos, além da Cachoeira da Bigorna e da nascente da Cachoeira da Pinguruta, integrando habilidades técnicas sob duas rodas.

Quarto dia: Campo Maior (PI) a Teresina (PI)

O dia final foi marcado por um trecho rápido de 86 km com 830 metros de altimetria pelas planícies de Campo Maior (PI), Altos (PI) e Teresina (PI). Os ciclistas enfrentaram temperaturas elevadas e ventos contrários, além de paisagens marcadas por carnaubais e subidas rápidas em trecho conhecido na região como "Serra Elétrica" em Altos. A etapa cronometrada foi concluída após a PI 113, com os atletas se dirigindo ao Teresina Shopping para o encerramento.

Após quatro dias de uma competição acirrada e desafiadora, os campeões de cada categoria foram determinados pela somatória dos tempos em todas as quatro etapas da Maratona Stage Race XCS (provas por etapas), seguindo o regulamento da CBC/UCI, valendo pelo ranking nacional. Foram premiados os cinco primeiros colocados de cada categoria com troféus personalizados e primeiro colocado de cada categoria recebeu também a cortesia da inscrição para o Rally Piocerá 2025 38ª edição.

Este ano, o evento ganhou um significado especial pela inclusão de ações de compensação ambiental, com o plantio de mudas em parceria com a ONG+Vida em todas as cidades do percurso, como parte de um esforço para neutralizar a emissão de CO2 do Rally.

Os campeões das categorias de bikes do Rally Cerapió 2024 são:

- Dupla Masculino: Hisrael Alves e Natanael Silva (Ibiapina Racing, Ibiapina/CE)

- Dupla Mista: Timóteo da Rocha Carvalho e Antonia Geovania de Castro Correia (Pedal Livre Team, São Gonçalo do Amarante/CE)

- Feminino: Nivia Maria Nascimento Santos (Ibiapina Racing, MTB Itarema, Ibiapina/CE)

- Masculino Elite: Henrique Sousa (Ibiapina Racing, Ibiapina/CE)

- Master A2: Thyago Costa (TCS Assessoria Esportiva, Caruaru/CE)

- Master B1: Hugo Charles Macedo (PM Pedal, Padre Marcos/PI)

- Master B2: Carlos Antônio Mendes Lopes (Maranguape-Team, Maranguape/CE)

- Master C1: Jose Adecio Nogueira (TBA- Timon Bike Adventure, Teresina/PI)

- Master C2: Ricardo Giovanni (Ibiapina Racing, Ibiapina/CE)

- Sub 30: Pablo Scherer (Sem Equipe, Crato/CE)

- Master D: Mario Roma (Brasil Ride – Kona, Botucatu/SP)

- Master D2: Jean Francois (Garrote Radical Team / CT Jardel Silva, Caucaia/CE)

- PCD: Airton Alexandre (Villas Bike Store Team, Baturite/CE)

Clique aqui e veja o resultado acumulado final do 37º Rally Cerapió 2024

O 37º Cerapió, além de uma competição acirrada e com atletas de nível alto, foi uma viagem no tempo e na história do Brasil, o que impactou positivamente o turismo local, com mais de 8 milhões de reais investidos na economia. O Rally Cerapió 2024, mais uma vez, foi consolidado como um evento que vai além do esporte, integrando história, cultura, responsabilidade social e ambiental em uma experiência única para atletas e toda a sua caravana.

O Rally Cerapió 2024 tem o patrocínio do Consórcio Honda, Goodyear, Governo do Piauí e Ministério do Turismo - União e Reconstrução; co-patrocínio do Governo do Ceará o apoio de Reron, Sebrae, Ong Mais Vida e Teresina Shopping;  colaboração das prefeituras de Caucaia(CE), São Gonçalo do Amarante(CE), Itapipoca(CE), Meruoca(CE),  Viçosa (CE), São Benedito (CE), Pedro II (PI) e Campo Maior(PI); supervisão das Confederações Brasileiras de Automobilismo (CBA) e Motociclismo (CBM) e das Federações Cearense, Maranhense e Piauiense de Automobilismo, Motociclismo e Ciclismo. A realização é da Radical Produções.

© 2024 RADICAL, Produzido por Fábrica de Gênios