De Olho na Trilha atende cerca de 150 pessoas e faz até microcirurgia
Publicado dia 30/01/2024 às 14:54
Autor: Nicolas Barbosa

Ação social foi feita em Pedro II e vai doar mais de 100 óculos (Foto: Caio Dias)

Na última sexta-feira (26), enquanto pilotos e navegadores percorriam mais uma centena de quilômetros do terceiro dia de Cerapió, a ação social De Olho na Trilha era realizada no Centro de Saúde Hortência Campelo, em Pedro II. Em parceria com a Óptica Jóquei e a Prefeitura do município, a organização do Cerapió ofereceu atendimento oftalmológico a cerca de 150 moradores da cidades.

“Foi um dos maiores projetos que a gente já realizou. Aproximadamente, até aonde a gente contou, 150 pessoas foram atendidas. Destas, 105 óculos vão ser doados”, relatou o dono da Óptica Jóquei, Delfino Vieira. Ele também contou que os médicos que prestaram os atendimentos, Dr. Daniel Silveira e Dra. Kassandra Silveira, chegaram a fazer uma microcirurgia para a retirada de uma farpa no olho de um idoso.

Ehrlich Cordão, Delfino Vieira, Betinha Brandão e Flávia Moreira (Foto: Caio Dias)

Entre as pessoas atendidas, estava a dona Rita, de 50 anos, moradora da Vila Coco, que nunca tinha feito uma consulta oftalmológica. “Me indicaram e eu me inscrevi. Eu achei bom. Realizar meu sonho de melhorar a minha vista que é meio embaçada e eu não tenho condição”, contou dona Rita.

Crianças também receberam o atendimento durante a De Olho na Trilha. Samira Oliveira, de 10 anos, quebrou os óculos antigos um pouco depois do fim das aulas de 2023. A família não tem condições de comprar um novo e as aulas já estão começando. A ação social foi a solução para a menina voltar à escola sem problemas na vista. “Não pode ficar sem usar óculos. Ela estuda aí precisa”, falou a mãe Elisabeth Oliveira, moradora da Serra dos Matões.

A parceria da Prefeitura de Pedro II possibilitou que fossem cadastradas pessoas que realmente necessitavam do atendimento. Além disso, a gestão municipal vai prestar atendimento para os casos em que são necessários atendimentos. “O Cerapió é um evento que traz muito movimento para a nossa cidade. Traz dinheiro para a alimentação, para a hospedagem e hoje oferece mais de 100 consultas oftalmológicas. Pedro II fica muito feliz quando o Cerapió passa por aqui porque é um sucesso”, celebrou a prefeita Betinha Brandão.


Pedrossegundenses aguardando o atendimento (Foto: Caio Dias)

A diretora administrativa do Cerapió, Flávia Moreira, também demonstrou a sua felicidade com os resultados da De Olho na Trilha: “O que queremos demonstrar é que no rastro do evento não fica só poeira. Fazemos muitas ações sociais com resultados práticos para a população além de deixar resultados econômicos e geração de renda para as comunidades por onde a competição passa”.

O Rally Cerapió 2024 tem o patrocínio do Consórcio Honda, Goodyear, Governo do Piauí e Ministério do Turismo - União e Reconstrução; co-patrocínio do Governo do Ceará o apoio de Reron, Sebrae, Ong Mais Vida e Teresina Shopping;  colaboração das prefeituras de Caucaia(CE), São Gonçalo do Amarante(CE), Itapipoca(CE), Meruoca(CE),  Viçosa (CE), São Benedito (CE), Pedro II (PI) e Campo Maior(PI); supervisão das Confederações Brasileiras de Automobilismo (CBA) e Motociclismo (CBM) e das Federações Cearense, Maranhense e Piauiense de Automobilismo, Motociclismo e Ciclismo. A realização é da Radical Produções.

 

© 2024 RADICAL, Produzido por Fábrica de Gênios